Jornalista mineira lança livro infantil inspirado na Serra do Curral

0
164

“Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral” é o primeiro livro da jornalista mineira e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas, Eneida da Costa. A publicação, que sai pela editora Literíssima, é destinada ao público infantil e tem como pano de fundo a Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte, cidade natal da autora. Gabriela, a personagem principal, vive uma aventura acompanhada de seu amigo Pablo e do Quati, animal central, que demonstra, de certo modo, inquietação com a interferência dos humanos no seu habitat natural. O lançamento da obra será em BH, no dia 23 de março, sábado que vem, no Sindicato dos Jornalistas, das 10h às 12h.

Eneida explica que sua convivência com as histórias infantis vem de muito tempo atrás quando, ainda criança, tinha o costume de ela e os quatro irmãos inventarem uma história para ser contada antes de dormir, costume que passou para os filhos. “invento histórias desde criança”, afirma Eneida. Segundo ela, “Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral” nasceu de um sonho, no qual sua neta fugiu de casa. A história ficou guardada até que Eneida revolveu mostrá-la para a irmã, Madu Costa, que já tem mais de 20 livros de literatura infantil publicados, e a aprovou, incentivando-a a publicá-la.

Eneida conta que o livro é “um lúdico pensar no que estamos fazendo com os nossos monumentos naturais e o que vamos deixar de herança para as gerações futuras. Serras ou fendas?”. A autora tem muita conexão com a região, é apaixonada por histórias e pela Serra do Curral e viu na literatura infantil uma oportunidade de colocar o tema da preservação no debate que inclui as novas gerações.

“Todas as manhãs, e sempre que saio à rua, a caminho de um destino qualquer, a Serra do Curral se impõe, enche meu coração de intenso sentimento e, invariavelmente me arranca suspiro: a Serra está linda hoje”, diz a autora que, prestes a completar 70 anos, vai se aposentar da redação, após mais de quatro décadas de atuação no jornalismo.

Sobre a autora
Eneida da Costa está prestes a completar 70 anos. Jornalista há mais de quatro décadas, a autora é mãe e avó dedicada. Vive de contar histórias. Gosta de livros, de casos, de lugares. Dos seus preferidos, estão bibliotecas, livrarias, museus e o Mineirão. Mas, de todos, o que mais a inspira, ama, emociona e a faz sentir-se parte do delicado ecossistema global, é a Serra do Curral.

Sobre sua primeira incursão no mundo das letras para crianças, a renomada escritora Madu Costa disse: “A história é rica em detalhes descritivos textuais e imagéticos. Viajei com Gabriela, Pablo e o Quati pela Serra do Curral dos sonhos. Nem parece uma principiante na arte da escrita literária infantil”.

Serviço
Lançamento do livro “Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral”
Dia 23 de março de 2024
Das 10h às 12h
No Sindicato dos Jornalistas – Av. Álvares Cabral, 400. Centro.
Evento aberto ao público,
Preço do livro: R$ 55

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here