segunda-feira, abril 15, 2024
30.5 C
Belo Horizonte

Cinco opções para se divertir neste final de semana de 16 e 17 de março

Apresentação de Maurício Tizumba Centro Cultural São Bernardo, exposições diversas, Saint Patrick’s Day com shope gratuito. Selecionados cinco opções de atividades para você se divertir neste final de semana. Há ainda opções para a criançada

Sandra Mara
Jornalista | Diretora do SJPMG

Maurício Tizumba se apresenta no Centro Cultural São Bernardo neste sábado 

Uma circulação musical, em diversos centros culturais de Belo Horizonte, levando as tradições, os sons e os cantos da cultura negra de tambores com origens em Minas Gerais. Esse é o festival “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, que chega à sua terceira edição no dia 16 de março, sábado, no Centro Cultural São Bernardo.  O projeto, que traz apresentações sempre gratuitas, promove a riqueza das tradições populares de Minas, a música dos tambores e o festejo do congado. A cada edição, Tizumba recebe uma pessoa convidada para dividir o palco. Dessa vez será a jovem cantora mineira Laís Lacôrte. O evento começa às 15h. Também se apresenta a Irmandade Nossa Senhora do Rosário –  Conjunto Túnel de Ibirité.

O festival já passou pelo Teatro Raul Belém Machado e pelo Centro Cultural Padre Eustáquio. Seu objetivo é fortalecer a cultura afro enraizada no estado e despertar o interesse do público pela cultura brasileira em geral. No repertório das apresentações, Tizumba apresenta cânticos do congado mineiro e da música popular entoados aos ritmos de tambores, gungas e patangomes. O projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais” é realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Os cinco shows do festival oferecem ações especiais de acessibilidade, com assentos reservados para acomodar idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da escolha de espaços públicos de fácil acesso.

Serviço

Data: 16/03, sábado
Horário: 15h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320, São Bernardo)
Entrada gratuita e classificação Livre

Exposição “Caboclos da Amazônia no Múseu Inimá de Paula

Alcantarino Design e o Museu Inimá de Paula realizam a exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música”, até 31 de março de 2024, na sede da instituição localizada na Rua da Bahia,1201, Centro, em Belo Horizonte. Concebida pelo designer paraense Carlos Alcantarino, a mostra celebra e ressalta a autêntica essência do rico universo da arquitetura, do design e das expressões artísticas do Estado do Pará. Ao longo de suas incursões pelas comunidades da ilha de Marajó, incluindo Afuá, e da ilha do Combu, situada em Belém, Alcantarino documentou suas impressões da paisagem amazônica. Tais registros revelam conceitos originais, que desafiam as normas estéticas convencionais e capturam a rica atmosfera cultural vivenciada pelos caboclos que habitam a floresta.

A mostra apresenta uma coleção diversificada com mais de 300 peças, organizadas em quatro categorias distintas: Arquitetura e Interiores, Objetos, Letras e Música. A seção de “Arquitetura e Interiores” exibe uma coleção de fotografias tiradas nas ilhas do Marajó e do Combu, enfatizando a arquitetura única das casas de ribeirinhos, pescadores e outros cenários da Amazônia. As paredes do Museu foram pintadas nas cores tradicionais dessas habitações, proporcionando uma representação fiel da autêntica arquitetura cabocla em toda sua dimensão.

A área dedicada aos “Objetos” apresenta instalações que incluem elementos da vida cotidiana dos caboclos, como o carrinho de raspa-raspa, garrafas com ervas do Mercado Ver-o-Peso, brinquedos feitos de miriti e as pipas que são empinadas nos céus de Belém.

Serviço:

Exposição Caboclos da Amazônia – arquitetura, design, música

Data: Até 31 de março de 2024
Horários: terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 18h30 | quinta, de 12h às 20h30 | domingo, das 10h às 16h30
Local: MUSEU INIMÁ DE PAULA (Rua da Bahia, 1201, Centro – Belo Horizonte | MG)
Entrada gratuita

Saint Patrick’s Day Belo Horizonte traz o melhor do rock e muito chope verde

O dia de São Patrício vai invadir BH. No próximo dia 16 de março, das 14 as 22h, o Saint Patrick’s Day Belo Horizonte vai celebrar essa data especial, em homenagem ao padroeiro da Irlanda, e que ganhou adeptos na capital mineira. A festa será na avenida Bernardo Monteiro, esquina com avenida Brasil, próximo ao Colégio Arnaldo, com entrada franca. Além da entrada ser gratuita, os 100 primeiros que chegarem ao evento ganharão um chope de 500ml.

Além de muito chope verdinho, o palco vai receber grandes atrações de rock da capital mineira. A partir das 15h, tem a banda Rockfield, com clássicos que marcaram época. As 17h é a vez do Putz Grilla, com seu festejado repertorio com as mais tocadas do rock. E pra fechar tem o Ponto 80, com as melhores músicas nacionais de décadas passadas, a partir das 19h. Terá ainda opções de gastronomia e a presença da Vanfall, pra quem curte drinks a base de gin. Evento Pet Friendly.

O Saint Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício é uma tradicional festa irlandesa comemorada no dia 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte. Devido a paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração. Em um País como a Irlanda, festa sem cerveja não é festa. Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.

Serviço

Saint Patrick’s Day

Data: 16/03, sábado
Horário: 14h ás 22h
Local: Esquina com avenida Brasil, próximo ao Colégio Arnaldo, com entrada franca

Exposição SmartZoo ficará disponível ao longo do mês de março 

A exposição SmartZoo, atração inédita no Brasil, oferece uma experiência única, pois leva os visitantes em uma aventura extraordinária através de selvas e savanas, apresentando animais em tamanho real, com sons e movimentos que imitam os comportamentos dos animais selvagens. Na exposição, as crianças poderão conhecer 22 famílias de animais articulados e realistas, como girafas, elefantes, leões e zebras que mais parecem ter escapado direto da selva. A experiência é gratuita e para todas as idades, então convide toda a sua família e embarque nessa viagem, onde a tecnologia se encontra com a natureza. É diversão garantida!

Serviço

Exposição Smart Zoo

Data: Todo o mês de março
Horário: 10h ás 22h
Local: ItaúPower Shopping – Avenida General David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial, Contagem 

Museu Casa Guimarães Rosa inaugura exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argilogravura 

O Museu Casa Guimarães Rosa inaugura a exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argilogravura: um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica”, do artista e educador Fábio Brasileiro. A mostra é uma homenagem ao centenário de Poty Lazzarotto, gravurista que criou as ilustrações para os principais livros do escritor entre os anos de 1956 e 1983, e marca o início das comemorações dos 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa. 

A união entre a cerâmica e a literatura convida os visitantes a explorarem as metáforas do fogo, da luz e da iluminação presentes na literatura de João Guimarães Rosa, através das argilogravuras inspiradas nas ilustrações de Poty Lazzarotto. São peças únicas que evidenciam as conexões entre o “texto-escrito” de Guimarães Rosa e o “texto-desenho” de Poty Lazzarotto, elementos indissociáveis para a compreensão da obra do escritor roseano, na perspectiva do ceramista Fábio Brasileiro, autor da mostra. “As ilustrações de Poty compõem o corpo das mensagens de Guimarães, sem as quais não seria possível entender com profundidade o universo de sua obra”, analisa.

Todas as obras da exposição estão disponíveis ao toque para as pessoas com deficiência visual. A proposta é que por meio da experiência sensorial elas possam ampliar a experiência de leitura da obra roseana, conhecendo o texto e as estórias, além das ilustrações feitas para Sagarana, publicado em 1946, que atualmente não são mais publicadas em livro. 

Serviço

Exposição: Poty Lazzarotto nas artes em argilogravura
Data: 15 de março a 28 de abril de 2024
Local: Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG

Últimas notícias

Em debate, nesta terça, a prevenção do câncer

Pela natureza da profissão, muita gente acha que as...

Cinco opções para se divertir neste final de semana de 5 a 11 de abril

O fim de semana será movimentado e com uma...

Inscrições abertas para prêmio internacional de jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Kurt Schork...

Entidades debatem pautas para o 5º Congresso Nacional de Direito Sindical

Atividade, em junho, terá diálogos e discussões sobre as perspectivas...

Eventos

Em debate, nesta terça, a prevenção do câncer

Pela natureza da profissão, muita gente acha que as...

Cinco opções para se divertir neste final de semana de 5 a 11 de abril

O fim de semana será movimentado e com uma...

Inscrições abertas para prêmio internacional de jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Kurt Schork...

Entidades debatem pautas para o 5º Congresso Nacional de Direito Sindical

Atividade, em junho, terá diálogos e discussões sobre as perspectivas...

Greve geral de jornalistas em Portugal: como reagir à precarização!

Apesar da absoluta importância da luta sindical, como podemos...

Novidades

spot_img
spot_imgspot_img

Em debate, nesta terça, a prevenção do câncer

Pela natureza da profissão, muita gente acha que as doenças do coração são as que mais matam jornalistas. Mas não é verdade. A principal...

Cinco opções para se divertir neste final de semana de 5 a 11 de abril

O fim de semana será movimentado e com uma diversidade de atrações para se divertir. Em Beagá tem Feirinha Aproxima, Festival Meu Vizinho para...

Inscrições abertas para prêmio internacional de jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Kurt Schork de Jornalismo Internacional 2024 . O Kurt Schork Memorial Fund (KSMF) convida jornalistas freelancers, repórteres...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here