Diretoria – Gestão 2023 – 2026

Conheça os integrantes da diretoria (2023/2026) do Sindicato das Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

A carta-programa da chapa está disponível no site https://resistenciajornalistamg.my.canva.site/


Lina Rocha

25 anos de jornalismo, com especialização em Políticas Públicas e Poder Legislativo pela ALMG. Trabalhou na Assessoria de Imprensa e site do Palácio das Artes; Jornal Diário do Comércio; TV Câmara (BH) e Band News FM. Trabalha há 18 anos na Rádio Inconfidência, onde integrou o Conselho de Administração.


Eduardo César Motta Dias

é editor do portal Diário Entre Serras na região do Médio Piracicaba. Trabalhou em Assessoria de Imprensa, na ALMG, Prefeituras e Consórcios Intermunicipais. Foi repórter de vários jornais diários e semanários no interior. Formado pela UNI-BH em 1997.


Rafael Werkema

Formado pela Universidade Fumec (2005), jornalista profissional e designer gráfico. Trabalha como assessor de comunicação desde 2006, atualmente no Conselho Federal de Serviço Social, com experiência em artes digitais, audiovisual e redes sociais. Compõe a atual diretoria do Sindicato. Militante do PT e contribui pontualmente para os movimentos da democratização da comunicação.


Esley Resende

Repórter Cinematográfico, pós-graduado em marketing. Há mais de trinta anos trabalhando em Tele jornalismo. Matérias investigativas, Culturais, comunitárias, do cotidiano e esportivas.


Rogério Hilário

jornalista formado em 1981, pela então Fafi-BH. Sócio e prestador de serviços da empresa Verbo Assessoria de Comunicação. Associado, free-lancer e diretor da Cooperativa dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (CJPMG). Trabalhou como revisor do Diário do Comércio e como repórter do Diário de Minas. Um dos integrantes da equipe de criação dos jornais Hoje em Dia e do SuperNotícia, onde atuou como redator, editor-adjunto e editor. Editor de Esportes de O Tempo. Atualmente, é assessor de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG). Participou, como coordenador, da elaboração do relatório da Comissão da Verdade do SJPMG, de outubro de 2013 a janeiro de 2014.


Paola Tavares Paes

é formada pelo Unis-MG desde 2011. Atualmente, é editora-chefe do Praça 2 da EPTV Sul de Minas e apresentadora do quadro de cinema.


Alessandra Mello

atual presidenta do SJPMG, formada pela PUC-MG, repórter dos jornais O Tempo, JB e Estado de Minas.


Breno de Araújo

Jornalista profissional, pelo Centro Universitário Newton Paiva, desde 2011. Já atuou como assessor de comunicação e imprensa do bloco de esquerda na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e como coordenador de comunicação em mandato parlamentar, também, na ALMG. Foi repórter da editoria de Cidades, no portal O Tempo, e atuou como produtor executivo, roteirista e diretor cinematográfico, na Rede Minas.


Maura Eustaquia de Oliveira

jornalista formada pela FAFICH-UFMG, especialista em Metodologia de Ensino Superior (FAFI-BH)e Educação Ambiental(UEMG), mestre e doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela PUC MINAS. Iniciou sua carreira como repórter do Jornal de Minas de onde saiu para trabalhar na sucursal mineira d’ O GLOBO. Foi professora dos cursos de Jornalismo da FAFI-BH, da Fsculdade Newton de Paiva e, por mais de 30 anos professora dos cursos de Comunicação Social da PUC-,Minas onde também fez o Curso de Direito.
Atualmente é Coordenadora da Comissão de Mulheres Jornalistas do Sindicato de Jornalistas Profissionais de MG e militante do movimento feminista Quem Ama Não Mata.


Márcia Bueno

formada em Jornalismo pela PUC Minas. Repórter há 18 anos, com atuação principalmente no jornalismo geral da Rádio Inconfidência, em áreas como direitos humanos e do trabalhador, meio ambiente, cultura, saúde, economia, política, polícia, trânsito, conhecimento científico e agropecuária.


Bruno Mateus

é jornalista formado pela PUC Minas em 2006. Repórter de cultura de O Tempo e da Rádio Super, passou também pelas editorias de esporte e política. Foi editor da Revista do Cruzeiro e subeditor e colunista da extinta Revista Ragga (publicação dos Diários Associados). Como frila, atuou em campanhas políticas e assessorias de imprensa de eventos culturais e esportivos – Mostra do Filme Livre, Expocatadores, Iron Biker, entre outros.


Marcelo Freitas

é jornalista formado pela UFMG em 1981. Foi repórter e editor dos jornais Diário do Comércio, Hoje em Dia, O Tempo e Estado de Minas. Foi professor e coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte e professor do curso de Jornalismo da PUC Minas. Foi assessor de Comunicação da UFMG e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e chefe de Redação do portal BHAZ. É autor dos livros “Não foi por acaso”, sobre o Massacre de Ipatinga e “Nós também estivemos na linha de frente” sobre a cobertura da imprensa durante a pandemia de Covid-19.


Iracema Amaral

é jornalista formada pela UFMG em 1986.. Foi repórter do Diário do Comércio, Hoje em Dia, O Tempo e, atualmente, no Estado de Minas, desde 2012. Foi freelancer das sucursais de O Globo e da revista Isto É Minas. Trabalhou em assessorias de imprensa de agências de comunicação de prefeituras, governo do Estado de Minas Gerais e campanhas eleitorais. Em 2024, completa 40 anos de exercício profissional.


Iraê Torido

repórter Cinematográfico há 28 anos. Trabalhei em emissoras locais de TV, produtoras de vídeo e hoje sócio diretor do Studio Leste, empresa direcionada a gravações de podcast e locução.


Carlos Plácido Teixeira

jornalista desde 1985, com experiências em cobertura econômica em veículos impresso. Passei por assessorias de comunicação e projetos na internet. Produzo o site Radar do Futuro, criado em 2010.


Jean Piter

jornalista especializado em marketing e escrita criativa. Experiência em rádio, TV, impresso e internet. Atualmente trabalha com assessoria política e crítica de cinema.


Amélia Gomes

é jornalista e há 7 anos atua no Brasil de Fato MG. É comunicadora popular e mestranda em Comunicação na UFMG, onde também se graduou.


Sandra Mara

é jornalista formada pela antiga FAFI BH em 1998. Trabalhou nos jornais Diário do Comércio e O Alto Paraopeba. Atuou também na área de Assessoria de Comunicação na Associação Mineira de Supermercados, Plenum Brasil, UEMG e Fundac BH, além disso realizou diversos trabalhos para a área cultural. Em 2024 completa 25 anos de exercício profissional


Pablo Matta Machado

Jornalista, formado pela PUC Minas. Trabalha com comunicação digital desde 2007. Foi cofundador da Nauweb, atuou durante 11 anos na comunicação do Atlético MG e atualmente trabalha como free lancer.


Anderson Pereira

jornalista há 17 anos formado no Centro Universitário Estácio de Sá de Belo Horizonte. Tem experiência em assessoria de imprensa, jornal, revista e comunicação sindical.


Brenda Marques Pena

é jornalista, pesquisadora, baterista e ativista cultural. Doutoranda em Estudos de Linguagens no CEFET-MG, graduada e pós-graduada em Comunicação Social / Jornalismo (UNI-BH) e Mestre em Estudos Literários (UFMG). Integrou 3 gestões como Diretora do Sindicato dos Jornalistas. Trabalha na Rede Minas desde 2014. Foi repórter, produtora e apresentadoras em vários veículos de comunicação: TV Alterosa, Rádio CBN, Comunitária FM Lagoinha, TV Universitária, 98 FM. É correspondente internacional da Revista Arte Por Excelências. Fundadora do Instituto Imersão Latina, coordena vários projetos culturais e sociais. Vice-Presidente da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.


Eloá Magalhães

formada pela Universidade FUMEC desde 2015. Atuou na luta por direitos humanos pelo Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB. Tem experiência em assessoria de imprensa, jornal e comunicação interna. É repórter no portal Diário Entre Serras na região do Médio Piracicaba.


Letícia França

jornalista formada pela UFU, fotógrafa e produtora audiovisual. Trabalha na comunicação do Podcast Chutando a Escada e na ONG Ação Moradia. Tem experiência em jornalismo ambiental, jornalismo sindical e assessoria de comunicação em campanhas políticas.


Debora Junqueira

graduada em jornalismo e pós-graduada em TV, pelo Uni-BH. Jornalista na assessoria de Comunicação do Sindicato dos Petroleiros MG, desde 2022. Há 30 anos atua no movimento sindical, tendo passado pelas assessorias de Comunicação do Sind-UTE, Sindieletro/MG e Sinpro Minas. Foi finalista no Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento e Prêmio Délio Rocha com reportagens da revista Elas por Elas/Sinpro Minas, da qual foi editora, além de outros prêmios em conjunto com a equipe do Programa de TV Extra-Classe/Sinpro Minas. Ex-diretora da Casa do Jornalista e do núcleo em Minas do Centro de Mídias Alternativas Barão de Itararé. No Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais participou da elaboração e gerenciamento de projetos de qualificação profissional para jornalistas.


Ivan Drummond

é ganhador de dois Prêmios Esso, em 1985, com a série “Livrai-nos do fogo do inferno”, e em 1987, com “O caso ALan”, e do Prêmio Nacional Petrobras de Cultura, com Hilda Furacão (2015). Jornalista formado pela PUC Minas. Repórter de Polícia e Esportes do Estado de Minas. Trabalhou no Diário do Comércio, TV Minas e TV Horizonte. Cobriu sete edições dos Jogos Olímpicos, um Jogos Pan-Americanos e uma Copa do Mundo.


Jayme Cunha

Jornalista formado pela UFMG, especialista em Marketing Digital pela PUC Minas, jornalista coorporativo, produtor audiovisual e gestor cultural.