Filie-se

O jornalista que se sindicaliza passa a contribuir com o Sindicato com o valor referente a 1% de seu salário base, que será descontado na folha de pagamento a partir do mês de filiação. O associado pode optar pelo pagamento da anuidade, que tem valores distintos para a capital e para o interior; jornalistas recém-formados contribuem com valores diferenciados; jornalistas que moram em outros estados e querem continuar sindicalizados pagam o valor do interior.

Para se filiar, o jornalista deve comparecer ao setor de Registro na sede do Sindicato (Avenida Álvares Cabral 400, Centro, Belo Horizonte), no horário de 9h às 18h, de segunda a sexta, e apresentar os seguintes documentos:

– diploma de Comunicação Social habilitação Jornalismo ou declaração da faculdade (original e cópia de frente e verso);

– Carteira de Trabalho (original e cópia das páginas de rosto, frente e verso, qualificação e registro de profissões regulamentadas);

– CPF (original e cópia de frente e verso);

– Carteira de Identidade (original e cópia de frente e verso);

– uma foto 3×4.

No ato da sindicalização, o jornalista deverá preencher e assinar a ficha de sindicalização, bem como a autorização de desconto em folha para encaminhamento ao departamento pessoal da empresa em que trabalha. A ficha e a autorização estão disponíveis no portal e podem ser preenchidos no computador. O pagamento da anuidade pode ser feito no próprio Sindicato.

Jornalistas do interior

Jornalista do interior pode enviar pelo correio as cópias dos documentos, o formulário de filiação e a autorização de desconto devidamente preenchidos, aos cuidados do setor de Registro (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte, MG, CEP 30170-000). As cópias do diploma (ou declaração da faculdade) e da Carteira de Trabalho devem ser autenticadas. Caso opte pelo pagamento da anuidade, receberá instruções de como fazê-lo, após a conferência da documentação.

Clique aqui para fazer download da ficha de sindicalização.

Clique aqui para acessar a autorização de desconto em folha.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3224-5450 ou pelo email registro@sjpmg.org.br.