Jornalistas mineiros participam do 22º ENJAI

0
271
ENJAI teve como tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, reuniu cerca de 250 profissionais de todo o País. Foto: Débora Junqueira
ENJAI teve como tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, reuniu cerca de 250 profissionais de todo o País. Foto: Débora Junqueira

Durante o evento foram lançadas as campanhas “Assessor de Imprensa é Jornalista” e a Campanha Nacional Salarial Unificada dos Jornalistas


Sandra Mara, Rafael Werkema e Debora Junqueira
Diretores do SJPMG

Os diretores do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais Sandra Mara, Rafael Werkema e Debora Junqueira participaram do 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), realizado em Salvador (BA), de 16 a 18 de novembro. O encontro, que teve como tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, reuniu cerca de 250 profissionais de todo o País, tendo aprovado importantes resoluções, com destaque para a intensificação das principais lutas da categoria como a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da regulação profissional, taxação das plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo e regulação das plataformas e da radiodifusão. 

Durante o encontro, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentou a Campanha Nacional Salarial Unificada dos Jornalistas como um passo crucial na busca por melhores salários e condições de trabalho. Samira de Castro, presidente da FENAJ, ressaltou que o documento da Campanha Salarial Unificada foi elaborado em colaboração com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), refletindo demandas dos sindicatos de jornalistas em todo o Brasil.

As principais exigências da campanha incluem aumento real de salários, correção de perdas salariais, implementação de plano de carreira e promoções, respeito à carga horária, remuneração de horas extras, prevenção de violência e assédio, saúde mental de jornalistas, contratação de jornalistas diplomados, defesa da carreira de jornalista no serviço público e protocolos de segurança para jornalistas.

De acordo com Sandra Mara, a participação no Enjai foi muito importante para integrar o sindicato de Minas aos outros sindicatos nacionais. “O último encontro foi realizado antes da pandemia e, por isso, havia um distanciamento entre os sindicatos. Esse momento contribuiu para integração das lutas e alinhamento dos pensamentos e fortalecer nossas bandeiras”, explica a jornalista.

“O 22º Enjai propiciou ricos debates sobre a realidade e as novas tendências do trabalho nas assessorias de imprensa de todo o país. Durante o evento, também foi lançada a “Campanha Assessor de Imprensa é Jornalista”, iniciativa sintonizada com a proposta da atual gestão do SJPMG de reafirmar a identidade de jornalista dos/as assessores/as de imprensa e reaproximá-los/as do sindicato para fortalecer as lutas de toda a categoria”, avalia a jornalista Debora Junqueira, diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here