Repórteres de O Tempo ganham prêmio Sebrae de Jornalismo

0
287
Jornalistas premiadas pelo Sebrae: Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade.
Jornalistas premiadas pelo Sebrae: Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade.

Entre os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia, o podcast “Empreendedorismo de Transformação”, ganhou em Jornalismo em Áudio

Por Redação

Os vencedores da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo foram revelados nesta sexta-feira (24), em Brasília, durante uma cerimônia emocionante que reforçou o papel da imprensa na promoção e no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro focado nos pequenos negócios. A grande final da premiação reuniu os 20 finalistas nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), com representantes de todas as regiões do país.

Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, o PSJ, que está em sua 10ª edição, bateu recorde este ano com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022. As reportagens passaram pelas etapas estaduais, de onde os vencedores seguiram para a etapa regional, que selecionou os 20 finalistas da etapa nacional do PSJ.

O bom jornalismo aqui representando por narrativas fundamentais que modificam a vida das pessoas e permitem que enxerguem uma possibilidade de superar dificuldades.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Na categoria Jornalismo em Texto, a dupla vencedora foi Diego Rios e Larissa Gaudêncio, do Portal Fan F1 de Sergipe, com a reportagem “Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe”.

O trabalho acabou levando para casa também o troféu do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, como o melhor conteúdo entre os vencedores nacionais. A categoria Texto foi a que teve maior número de inscrições, com 834 matérias. É um orgulho contar as histórias do Nordeste que retratam a luta, as conquistas e superação do povo nordestino.

Em Jornalismo em Áudio, o grande vencedor foi o podcast “Empreendedorismo de Transformação”, do jornal O Tempo. Crédito: Erivelton Viana.
Na categoria Jornalismo em Áudio, os ganhadores são do Jornal O Tempo, de Minas Gerais, com o podcast “Empreendedorismo de Transformação”, veiculado em quatro episódios. O prêmio foi recebido por Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade. Em Áudio, foram inscritos 205 trabalhos.

Na categoria Fotojornalismo, a equipe da Revista Negócio Rural, formada por Julio Huber e Bruno Pinheiro Faustino, levou o prêmio para o Espírito Santo, com as imagens publicadas na reportagem “Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira”. Nesta categoria, foram inscritos 178 trabalhos.

Além das quatro categorias principais, houve um prêmio inédito para produções que abordaram o tema do empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional. O trabalho vencedor, escolhido pelo júri nacional entre os trabalhos finalistas que abordaram essa temática, foi a reportagem “Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago”, veiculada pela TV Ponta Verde, de Alagoas. Lucas Araújo representou o time de profissionais que conta ainda com Marcelo Moreno, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura.

Ana Carolina Diniz, do O Globo, foi homenageada com o a placa Jornalista Parceira do Empreendedor. Crédito: Erivelton Viana.
A noite de premiação também foi marcada por uma homenagem à jornalista Ana Carolina Diniz, do jornal O Globo, pela divulgação ao longo da carreira de temas relacionados aos pequenos negócios como um caminho para o enfrentamento e a superação das desigualdades sociais. Ela recebeu a placa de Jornalista Parceira do Empreendedor.

É o prêmio mais imortal da minha carreira. Com 20 anos de profissão, já passei por muitos veículos e faço questão de levar o empreendedorismo comigo, porque são esses pequenos negócios que levam esse país nas costas.

Fotos:  Erivelton Viana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here