Boletim Jornalistas de Minas – 28 de julho de 2023

0
114
Destaque no noticiário da semana, o economista Márcio Pochmann foi alvo de desqualificação pela imprensa comercial ao ser indicado para a presidência do IBGE - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil/Arquivo
Destaque no noticiário da semana, o economista Márcio Pochmann foi alvo de desqualificação pela imprensa comercial ao ser indicado para a presidência do IBGE - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil/Arquivo

O mercado de trabalho formal de jornalistas sofreu um novo enxugamento no primeiro semestre, segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho. O cenário reflete a transição econômica e tecnológica. Atentos, profissionais e pesquisadores de comunicação manifestam preocupação com a falta de uma regulação eficaz das chamadas big techs, empresas responsáveis pelas plataformas digitais.


O primeiro semestre de 2023 fechou com números negativos para os profissionais de jornalismo, segundo os dados do Novo Caged, divulgados na quinta-feira, dia 27, pelo Ministério do Trabalho. No Brasil, foram registradas 5.643 admissões, contra 6.092 demissões, resultando em um saldo negativo de 449 vagas de trabalho. Em Minas, no mesmo período, foram realizadas 476 admissões e 488 demissões, significando a redução de 12 posições no mercado regional de jornalismo.

As funções de “Repórter de Rádio e Televisão, com saldo de 63 vagas, e “Assessor de Imprensa”, com saldo de 33, foram as únicas que tiveram desempenho positivo no cenário nacional. Já no mercado mineiro, “Repórter de Rádio e Televisão” teve 53 demissões e 18 contratações, com crescimento de 35 vagas de trabalho.

Negociações salariais: 85,9% das categorias tiveram aumentos reais em junho

Das categorias com data-base em junho, analisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) até 9 de julho, 85,9% conquistaram aumentos reais nos salários, na comparação com o Índice Nacional de
Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

Outras 12,3% alcançaram reajustes iguais a esse índice de preços, e apenas 1,8% não conseguiram recompor as perdas inflacionárias. (Fenaj)

FENAJ debate lutas históricas da profissão de jornalista no Encontro da Alcar 2023

A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e a secretária de Educação da entidade, Carmen Pereira, também diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), são as palestrantes da roda de conversa “Em defesa do jornalismo e da democracia: lutas históricas da profissão jornalista”, que acontecerá durante o XIV Encontro Nacional de História da Mídia, no próximo dia 3 de agosto, quinta-feira, das 11h30 às 12h30, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ).

JORNALISTAS DE MINAS

Documentário revela os riscos do jornalismo na Amazônia

A Amazônia transformou-se em uma terra meio sem lei, onde a natureza é devastada sem piedade, as reservas indígenas são invadidas e a grilagem de terras públicas é uma rotina. Como será o exercício do jornalismo neste cenário como este? A busca de uma resposta para esta pergunta está no documentário “Relatos de um correspondente de guerra na Amazônia”, do jornalista Daniel Camargos e da jornalista Ana Aranha, ambos da Repórter Brasil.

O documentário foi lançado na Cinemateca de São Paulo no final de julho e, no próximo dia 10 de agosto, às 19h30, será apresentado em Belo Horizonte. Logo após sua exibição, Daniel Camargos irá participar de um debate sobre as condições de exercício do jornalismo na Amazônia.


SINDICATOS DE JORNALISTAS

Nova diretoria do Sindjornal toma posse no Centro de Inovação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) tem nova diretoria, empossada na quarta-feira, dia 26.

Deputados de Roraima assinam apoio à PEC

Após um intenso trabalho de corpo a corpo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), comemora mais uma conquista na defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 206/2012, a chamada PEC do Diploma, na Câmara dos Deputados. Todos os oito deputados federais que compõem a bancada de Roraima declararam voto favorável à PEC.

Hackers invadem reunião virtual de Sindicato dos Jornalistas do ES

A Assembleia-Geral do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), que acontecia em formato online na terça-feira, dia 25, foi alvo de hackers.

Invasão da página do Facebook do SindijorPR

A página do Facebook administrada pelo SindijorPR foi hackeada e, com isso, teve recentemente publicações inapropriadas e que também acabaram sendo veiculadas no site da entidade.

Diretoria do Flamengo investe novamente contra jornalistas

Disposta a impedir qualquer trabalho jornalístico sério, a direção do Flamengo, mais uma vez, investe contra jornalistas e a liberdade de imprensa. Em março deste ano a diretoria do clube já havia impedido a entrada da equipe do UOL no ninho do urubu, em represália à publicação de matéria sobre o incêndio ocorrido em fevereiro de 2019 que resultou na morte de 10 meninos da base do Flamengo que dormiam no local.


EVENTOS

Paraíba realiza encontro de blogueiros e ativistas digitais

A capital paraibana sediará, no próximo sábado (29), o I Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais do estado. O evento tem como objetivo discutir e fomentar soluções para a comunicação alternativa no contexto da cultura da desinformação.

Segundo a convocatória para o encontro, as mídias independentes têm sido um instrumento importante de combate à desinformação política no Brasil.

Ajor realiza pesquisa aprofundada sobre o jornalismo digital brasileiro

Questionário que aborda temas como modelos de negócio, diversidade nas redações, audiência e fontes de financiamento será aplicado nas mais de cem organizações membros da Associação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here