Ajor realiza pesquisa aprofundada sobre o jornalismo digital brasileiro

0
195
white ceramic mug between apple magic keyboard and two flat screen computer monitors
Photo by Picography on Pexels.com

Questionário que aborda temas como modelos de negócio, diversidade nas redações, audiência e fontes de financiamento será aplicado nas mais de cem organizações membros da Associação

Ajor

Pela primeira vez desde a sua fundação, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) realiza uma pesquisa detalhada com suas mais de cem organizações associadas para aprofundar seu conhecimento sobre o perfil do ecossistema de jornalismo digital brasileiro e os temas estratégicos para desenvolvimento do campo. Os resultados da iniciativa serão, também, essenciais para subsidiar as ações da entidade para os próximos anos, conforme as principais demandas e anseios de suas associadas.

O levantamento contempla modelos editoriais, como áreas de cobertura e formatos de distribuição; temas relacionados à gestão, como diversidade da equipe, modelos de contratação e ferramentas de proteção aos jornalistas; fontes de receita e audiência, entre outros. 

Todas as organizações associadas serão convidadas a responder. A Ajor hoje conta com 114 membros, em todas as regiões do Brasil. Os dados particulares de cada iniciativa serão mantidos em sigilo e as respostas serão analisadas, agrupadas e disponibilizadas em forma de relatório público ao final da pesquisa. O levantamento será realizado entre os dias 10 e 31 de julho

“Em dois anos, a Ajor conseguiu construir uma rede plural e relevante de organizações, que são agentes importantes na democratização do acesso à informação no Brasil. Fazer uma pesquisa com a ajuda de nossas associadas contribuirá para expandir o conhecimento hoje disponível no Brasil sobre temas essenciais para a discussão sobre a sustentabilidade do setor. Além disso, o levantamento nos ajudará a ampliar nossa relação com os membros da Associação e a construir novas políticas de fomento à área”, afirma Maia Fortes, diretora executiva da Ajor.

A análise dos dados será feita em parceria com o Instituto Matizes, organização independente direcionada à produção de dados e difusão de conhecimento desde a perspectiva de diversidade, inclusão e direitos humanos. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here