Jornalista independente faz parceria com maior publicação do setor automotivo no País

0
56

Marlos Ney Vidal começou a trabalhar em uma redação aos 15 anos, como contínuo no jornal Estado de Minas. Estudou jornalismo, foi diagramador, fotógrafo, repórter e ficou no jornal por 24 anos. Quando saiu da redação, em 2016, já era o maior caçador de segredos automotivos do Brasil e manteve o posto em seu site pessoal, o Autos Segredos ao qual se dedica exclusivamente como editor-chefe. O site acabou de se tornar parceiro editorial da Revista Quatro Rodas, do Grupo Abril, a principal publicação do setor automotivo no País.

Marlos será um dos professores do curso sobre Como deixar a redação e empreender, que acontece no sábado, 14 de setembro, de 13h30 até 16h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. As inscrições estão abertas. O outro professor é o jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão.

“No curso, quero mostrar meus erros e acertos. Dar dicas de como ‘se virar’ trabalhando sozinho. Não há uma fórmula mágica, mas quero mostrar que se você apostar no que é bom, é possível se tornar relevante”, afirma Marlos.

O Autos Segredos completou 10 anos. Nesse período teve parceria com o portal R7 e com o Auto Papo, do jornalista Boris Feldman. A parceria firmada recentemente com a Quatro Rodas é a realização de um sonho para Marlos, que sempre foi leitor da revista e já escreveu algumas matérias para a publicação.

“O grande desafio à frente de seu próprio negócio é tentar se manter relevante. Publicar notícias exclusivas que os outros portais não têm. O meu leitor espera ler algo exclusivo todo dia”, conta, revelando um pouco do segredo da longevidade do site.

 

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14 de junho, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).

O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15 de junho, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6 de julho, com aulas de cobertura política e fotojornalismo.  Webjornalismo e Cobertura Esportiva integraram o terceiro módulo, em 20 de julho. Em 10 de agosto, as aulas foram de Cobertura Econômica e Jornalismo Popular. Os cursos de Cobertura Cultural e de Grandes Reportagens – Longform foram ministrados em 24 de agosto

No mesmo sábado (14 de setembro) o sindicato também oferece o curso de Telejornalismo com Fabiana Almeida e André Basbaum.

O curso terá mais um módulo, em 28 de setembro, com os temas: Assessoria de imprensa e O que é preciso para ser um bom repórter?.

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.

Formas de pagamento

  • Na sede do Sindicato, de segunda a sexta, de 13h30 até 18h.  Pagamento em dinheiro, cartão de debito ou crédito. (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)
  • Pelo SYMPLA, na internet, com taxa de 10%.

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[5/9/19]