Inscrições abertas para curso de Cobertura Esportiva com aula no sábado, 20 de julho

0
72

As inscrições para a aula sobre Cobertura Esportiva estão abertas. O curso será no sábado, 20 de julho, de 13h30 até 16h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. 

O curso será ministrado por dois repórteres com grande experiência e que participaram da cobertura dos principais eventos esportivos dos últimos anos, como Copa do Mundo e Olimpíada: Renan Damasceno, do Estado de Minas, e Leandro Silveira, do Estado de São Paulo.

Renan planeja uma conversa que contemple as mudanças que o jornalismo esportivo passou, sem perder de vista as referências de texto e estilo da crônica esportiva.

“Em uma época tão pautada pela imagem e pela instantaneidade, saber contar uma boa história pode fazer a diferença. Por isso é tão importante se preocupar com o desenvolvimento de um bom texto, claro e informativo”, afirma Renan.

A apresentação de Renan será dividida em dois pontos chaves: uma sobre referências de crônica esportiva e a outra em ferramentas que possibilitem realizar coberturas multimídias, com dicas de aplicativos, sites e fontes de pesquisa.

Leandro aponta uma questão interessante ao dizer que é impossível isolar o jornalismo esportivo em um segmento, pois é uma área múltipla e que caminha ao lado da política, da economia, de elementos culturais e das transformações da sociedade.

“Tudo isso aliado a paixão que só o esporte proporciona.E com uma tarefa básica: contar boas histórias. Essa deve ser sempre a premissa básica para qualquer jornalista, independentemente da editoria”, afirma o jornalista, que está há 11 anos na editoria de Esportes do Estado de São Paulo.

Leandro vai destacar também em sua apresentação o efeito das transformações na comunicação e como elas atingiram diretamente o jornalismo esportivo.  Para ele, a medida que o jornalismo esportivo fica mais online cabe aos jornais impressos ter um papel mais analítico. “Isso exige do profissional um conhecimento amplo sobre os assuntos abordados, além de valorizar a qualidade dos textos e crônicas”, afirma.

Outro tópico da apresentação de Leandro será sobre a experiência de cobrir grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo. “O desafio que se impõe nesses casos ao jornalista é de lidar com uma informação de amplo conhecimento e buscar uma abordagem sem soar repetitivo”, afirma.

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14/6, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).  O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15/6, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6/7, com aulas de cobertura política e fotojornalismo.   

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80. 

Formas de pagamento

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[12/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here