Jornalista Chico Pinheiro recebe título de cidadão honorário de BH

0
275
foto chico pinheiro

O jornalista Chico Pinheiro será, a partir desta quinta, o mais novo cidadão honorário de Belo Horizonte. A solenidade, que será aberta ao público, acontecerá no plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a partir de 19h.

O título foi requerido pelo vereador Pedro Patrus (PT) e se justifica, segundo ele, pela grande contribuição dada por Chico Pinheiro ao jornalismo brasileiro. De acordo com Pedro Patrus, embora Chico Pinheiro não seja de Belo Horizonte, foi na cidade que ele iniciou sua trajetória no jornalismo. Chico nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e, ainda bebê, sua família veio para Minas Gerais. Seu pai, Antônio Pinheiro, foi vereador em Belo Horizonte por cinco mandatos consecutivos.

Chico Pinheiro formou-se em jornalismo pela PUC Minas e começou sua carreira no Diário de Minas. Ainda em Minas Gerais, passou pelo Jornal do Brasil e pela Globo Minas. No final de 1989, transferiu-se para São Paulo, onde trabalhou nas emissoras Globo e Record, de onde foi demitido por colocar no ar, no principal telejornal da emissora, a reportagem sobre um caso célebre na época: o chute dado em uma santa por um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, proprietária da emissora.

Em seguida, Chico Pinheiro passou pela rádio CBN até ser contratado pela Rede Globo, onde trabalhou até abril de 2022, quando se afastou da emissora. Hoje, Chico Pinheiro é palestrante do Instituto Conhecimento Liberta (ICL).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here