Livro mostra fotografia do jornalismo no Brasil

0
389

Obra avança na interpretação dos dados da pesquisa sobre o perfil do jornalismo brasileiro, realizada em 2021


Interessados em identificar e entender as diferentes crises do mercado de comunicação brasileiro e, inclusive, conhecer avanços positivos da produção jornalística, têm acesso, agora, a uma coletânea de artigos reunidos por professores e pesquisadores no livro “O trabalho de jornalistas no Brasil: Desigualdades, Identidades e Precariedades“. Fruto do trabalho coletivo de membros da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), traz a fotografia da profissão no cenário complexo atual, marcado por desigualdade social, polarização política e ameaça às instituições democráticas e aos direitos humanos, além da precarização das relações de trabalho.

O livro digital recém-lançado reúne os primeiros textos com interpretações originais dos dados gerados pela pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: Características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho“, conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina. “O estudo colocou o Brasil em pé de igualdade com grupos de pesquisa de outros países, que já possuíam a tradição de produzirem estudos periódicos e sistemáticos”, avalia o pesquisador Fábio Pereira, da Universidade de Brasília (UnB), autor do prefácio da obra.

Segundo o pesquisador, “a leitora e o leitor do livro têm em mãos um conjunto de olhares cruzados sobre a identidade e o trabalho do jornalista”. São dados que permitem (re)compor o mosaico de indicadores que explicam a prática laboral. Os onze capítulos que compõem a obra revisitam, atualizam e aprofundam algumas temáticas que já integram a agenda de pesquisa em sociologia do trabalho no país.

Confira:

O trabalho de jornalistas no Brasil: Desigualdades, Identidades e Precariedades


Acesso:Gratuito/PDF

Link para acesso: O trabalho de jornalistas no Brasil: Desigualdades, Identidades e Precariedades – Insular

Organizadores: Janaina Visibeli Barros, Janara Nicoletti e Samuel Pantoja Lima

Prefácio: Fábio Henrique Pereira

Páginas: 193

Ano: 2023

Autoras(es):
ABINOAN SANTIAGO
ANDRESSA KIKUTI
ANA FLÁVIA MARQUES
CLÁUDIA NONATO
EDGARD PATRÍCIO
FÁBIO HENRIQUE PEREIRA
JACQUES MICK
JANARA NICOLETTI
JANAINA VISIBELI BARROS
JOÃO AUGUSTO MOLIANI
KEVIN KOSSAR FURTADO
LUAN MATHEUS SANTANA
MARIANE NAVA
MARLUCE ZACARIOTTI
NAIANA RODRIGUES DA SILVA
PEDRO AGUIAR
RAFAEL RODRIGUES DA COSTA
ROSELI FIGARO
SAMUEL PANTOJA LIMA
VINÍCIUS AUGUSTO BRESSAN FERREIRA


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here