Nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas toma posse dia 23

0
303

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) terá novo comando a partir do próximo dia 23, com a posse da diretoria recentemente eleita. À frente da entidade para um mandato de três anos (2023-2026) estará  Lina Rocha. Ela substituirá Alessandra Mello, que presidiu o sindicato por dois mandatos. A posse será no próximo dia 23, sexta-feira, na sede da instituição, na avenida Álvares Cabral 400. Na mesma noite, será empossada a nova diretoria da Casa de Jornalista.

Alessandra Mello presidiu o SJPMG ao longo de um dos períodos mais difíceis desde a fundação da instituição, há 78 anos, em 1945. Foi quando o sindicato se viu desprovido dos recursos que garantiam seu funcionamento e quase foi obrigado a fechar suas portas.

O corte dos recursos veio com a aprovação da reforma trabalhista, no governo Temer, em 2017. “De uma hora para outra, perdemos quase 70% de nossa renda e tivemos que nos virar em um contexto de golpe, de pandemia e de precarização ainda mais do trabalho dos jornalistas”, afirmou Alessandra Mello. Ela conta que chegou a pensar que o fechamento da entidade seria irreversível. “Imaginei que teríamos que fechar o sindicato e manter uma salinha apenas para emitir carteiras de jornalista”, revelou Alessandra Mello.

Ela conta que nesse contexto de absoluta escassez de recursos, várias vezes chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para completar o salário dos funcionários. Antes da reforma trabalhista, o sindicato chegou a ter sete funcionários. Hoje tem apenas um. Para ela, o legado de seus seis anos à frente da instituição é o da sustentabilidade financeira, de ter atravessado o período crítico, ter sobrevivido à reforma trabalhista e à pandemia, e de conseguir entregar a entidade à nova presidenta com as contas em dia e com um pequeno caixa que lhe permitirá enfrentar alguma turbulência que possa aparecer pelo caminho.

Além da reversão da crise financeira, alcançada com a locação dos vários espaços que compõem o imóvel onde funciona o Sindicato, Alessandra destaca como aspecto positivo da gestão que se encerra o aumento da sindicalização, fato que, no seu entendimento, significa o reconhecimento, por parte da categoria, da importância da instituição. Na nova gestão, ele irá integrar a diretoria executiva da entidade.

Aumento da sindicalização

Lina Rocha, que na gestão que se encerra é a vice-presidente, acompanhou de perto o momento crítico pelo qual passou a instituição. Ela afirma que sua gestão pretende dar sequência ao trabalho de fortalecimento do Sindicato dos Jornalistas. Para isso, a prioridade será aumentar a base de sindicalizados, trazendo para a instituição estudantes e jornalistas recém-formados.

Paralelamente, pretende reforçar a luta pela aprovação da PEC do Diploma, que pretende voltar a tornar obrigatório o diploma para que se possa obter o registro profissional; reforçar o combate à violência contra os jornalistas, processo que se acentuou durante o governo Bolsonaro; melhorar as condições de trabalho na redações; iniciar um trabalho de aproximação com as assessorias de comunicação e valorizar a comunicação pública, representada em Minas pela Rádio Inconfidência e TV Minas. Otimista, ela afirma estar pronta para manter viva a luta em defesa do jornalismo e dos jornalistas.

Lina Rocha afirma estar otimista para manter a defesa do o jornalismo e dos jornalistas

Lina Rocha, a nova presidenta, do SPMG tem 25 anos de formada. Trabalhou como assessora de imprensa no Teatro da Cidade e no Palácio das Artes. Atuou na redações do jornal Diário do Comércio, da rádio Band News FM e da TV Câmara BH. Há 18 anos trabalha na Rádio Inconfidência, onde também foi Conselheira Administrativa. É pós-graduada em Políticas Públicas e Poder Legislativo pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas.

À frente da vice-presidência do Sindicato pelos próximos três anos estará Eduardo César Motta Dias, que é editor do portal Diário Entre Serras, na região do Médio Piracicaba. Eduardo trabalhou com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa, prefeituras e consórcios Intermunicipais. E também foi repórter de vários jornais diários e semanários no interior.

Eduardo César Motta Dias será o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas

Novos diretores

Também fazem parte da nova diretoria da instituição os seguintes profissionais: Diretoria Executiva: Rafael Werkema, Esley Antunes, Marcelo Freitas, Ivan Drummond, Iracema Amaral, Pablo Matta Machado, Paola Tavares Paes, Bruno Mateus, Breno de Araújo, Márcia Bueno e Jayme Costa; Diretoria Setorial: Rogério Hilário e Maura Eustáquia; Diretoria Regional: Eloá Magalhães, Anderson Pereira, Letícia França e Piter Miranda; Conselheiros/as: Brenda Marques, Débora Junqueira, Carlos Teixeira, Iraê Torido, Sandra Mara e Amélia Gomes.

A solenidade de posse será à 19h30. Após a posse, haverá uma confraternização por adesão na Casa Matriz, espaço cultural da Casa de Jornalista, com música ao vivo. O Sindicato dos Jornalista está preparando um delicioso caldo, que será servido a todos os presentes. A entrada é franca. Não é necessário confirmar presença previamente. A bebida será por conta de cada um.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here