Diversidade e experiência, a marca da nova diretoria da Casa de Jornalista

0
392

Duas palavras – diversidade e experiência – resumem o perfil da nova diretoria da Casa de Jornalista de Minas Gerais, que toma posse nesta sexta à noite, na mesma solenidade em que será empossada a diretoria recém-eleita do Sindicato dos Jornalistas de Minas. Os nomes que integram a nova diretoria da Casa representam as mais diversas áreas do jornalismo. No grupo, há representes do audiovisual, da literatura, da música, da poesia, da assessoria de imprensa, do marketing digital, dos cartuns, entre outras áreas, apenas para citar algumas. Este será o grupo que, nos próximos três anos, irá conduzir a Casa de Jornalista, cujos nomes são escolhidos pela diretoria do Sindicato, que atua como uma entidade sindical cujo objetivo é defender os jornalistas e o jornalismo. Já a Casa tem uma área de atuação mais ampla, com foco na cultura e na discussão de temas contemporâneos. Ambas se complementam e se integram. Conheça os nomes que compõem a nova diretoria da Casa de Jornalista.

Carlos Barroso – presidente

Carlos Barroso (ou Carlão) é poeta, artista plástico e jornalista. Trabalhou na Band, como repórter e comentarista político, e nos jornais Hoje em Dia, Diário da Tarde e Estado de Minas, sempre em política. Na extinta BHNewsTV, criou e apresentou o programa Cena Política. Em 2001, junto com outros colegas da editoria de política do Estado de Minas, recebeu o Prêmio Esso de Reportagem pela séria sobre os altos salários dos deputados estaduais mineiros. Na cultura, foi criador e curador da Mostra de Arte dos Jornalistas mineiros, em suas três edições – 1984, 2010 e 2013. Participou do grupo que criou a revista de poesia e arte Cemflores. Barroso produz livros-objeto e outras manifestações poéticas. Em outubro do ano passado, teve sua mostra Deslocamentos (vencedora de edital de concorrência pública), censurada e interditada pela Assembleia Legislativa de Minas. Nos últimos três anos, foi presidente da Casa de Jornalista, função para a qual foi reconduzido pela nova diretoria da Instituição para um novo mandato de três anos.

José Amaro Siqueira (Zinho) – vice-presidente

José Amaro Guimarães de Siqueira (Zinho) foi um dos fundadores e editor dos jornais alternativos De Fato e Jornal dos Bairros, na década de 70. Foi assessor de imprensa de sindicatos de trabalhadores, como o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge); repórter e secretário de redação do Diário do Comércio; repórter da revista Placar; chefe de reportagem e editor nacional da TV Manchete; gerente de comunicação da TV Globo Minas por mais de 20 anos; secretário de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão Patrus Ananias (1993/96) e assessor especial da Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal (2003/04). Ano passado, fez o curso de Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) –  complaince e gestão de riscos; governança corporativa; e relações institucionais e governamentais, entre outros.

Alexandre Pimenta

Alexandre Pimenta Marques é jornalista e mestre em Artes Visuais, com capacitação em cinema pelas Escola de Belas Artes da UFMG. É filiado à Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e diretor da Pimenta Filmes e Edições (www.pimentafiomes.com), produtora cultural que há 20 anos realiza trabalhos de produção e desenvolvimento de projetos e eventos como mostra de filmes, e produções de filmes documentais em curta e média metragens.

Cintia Paes

Cíntia Paes é jornalista, com 20 anos de experiência em jornalismo digital e de TV. É graduada em Jornalismo pela Universidade Fumec, com pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas e especialização em Gestão da Liderança pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou na Globo Minas por 18 anos, criando o site Globominas.com. Depois, tornou-se editora-chefe do G1 Minas, site regional piloto no projeto de expansão do G1 pelo Brasil. Atuou ainda como editora dos telejornais Bom Dia Minas e MG1. Trabalhou na Hipertexto Comunicação Empresarial e na Prefácio Comunicação, atendendo grandes clientes de áreas diversas. Atualmente, é responsável pela comunicação da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME) e também do Instituto Hoffman do Brasil.

Cristiana Andrade

Cristiana Andrade é jornalista com experiência em produção e edição de conteúdo para plataformas digitais e impressas, com ênfase em meio ambiente, políticas públicas, variedades e saúde e tecnologia. É formada pela Fafi-BH e tem mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local, com dissertação sobre o projeto de coleta seletiva de materiais recicláveis em Belo Horizonte. Em 2018 e 2019, foi editora e produtora de conteúdo do portal BHAZ e, por 14 anos, subeditora no jornal Estado de Minas. Em 2022, cobriu a Cop-15, na Dinamarca para os Diários Associados e atuou como jornalista voluntária para o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento em São Paulo, onde trabalhou, como freelancer, para as revistas Elle, Nova, Nova Escola, Veja, Saúde, Boa Forma, Diva, Vogue e Revista Daslu. Atualmente, é editora no jornal O Tempo.

Fernanda Brescia

Fernanda Brescia é produtora audiovisual e cultural. Sua trajetória é marcada pela atuação em frentes como direitos humanos e direitos das mulheres, memória e justiça social, defesa do meio ambiente e do bem viver. Produziu e participou da realização de documentários sobre comunidades e saberes tradicionais; de filmes que investigam a condição do feminino; e de livros e projetos que abordam a valorização de patrimônios imateriais. Trabalhou como editora e repórter web no portal de notícias G1 MG (Globo Minas) e como produtora-executiva, repórter e roteirista do programa de TV Diverso (coprodução Rede Minas/TV Brasil). No terceiro setor, participou da produção do Selo Unicef, com a Oficina de Imagens; coordenou e supervisionou equipes de comunicação do Instituto Guaicuy, com foco em comunicação popular para e com comunidades que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e também em comunicação externa com atores envolvidos no processo de reparação de danos – sociedade civil, imprensa, instituições de Justiça e movimentos sociais, entre outros.

Fernanda Castro

Fernanda Castro é jornalista pela PUC Minas, mestre em Educação e especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela UFMG. Possui  vasta experiência em TV, especialmente em acervo de imagens, após atuar por muitos anos como pesquisadora do Centro de Documentação da Globo Minas. Pesquisa as relações entre mídia e educação e produz conteúdos para cursos EAD. Tem experiência também como social mídia e revisora. Atualmente é jornalista do Instituto Cresce, organização do terceiro setor de educação socioambiental.

Fernando Miranda

É jornalista formado pela primeira turma da PUC Minas, em 1974; e advogado, formado pela Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara em 2009, com especialização em Direito do Consumidor. Exerceu profissionalmente o jornalismo no Diário  do Comércio, Diário de Minas, Jornal de Minas, Estado de Minas, TV Alterosa e TV Minas. Foi também Chefe de Gabinete da deputada federal e líder do PT na Câmara Federal Sandra Starling e assessor de imprensa do antigo Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Colaborou nos jornais da imprensa alternativa Opinião, Movimento e Em Tempo.  Participou da criação do Jornal dos Bairros, em Contagem. Foi também assessor de comunicação do Ministério Público de Minas, superintendente do Procon-MG e da Escola Superior do Ministério Público.

Gil Sotero

Gildemir Lima, também conhecido como Gil Sotero, é natural de Salvador (BA). É jornalista,  fotógrafo profissional e produtor multiplataforma. Atualmente cursa licenciatura em Artes na Escola Guignard. Tem passagens pelo jornal Estado de Minas (Ipad), Rede Minas (programa Planeta Minas) e Câmara Municipal de BH. Também foi diretor de Parceria da secretaria de Estado da Cultura de Minas, onde pôde contribuir para o fomento da cultura da bicicleta no estado, tornando-se um especialista nesta área. Entre os trabalhos recentes, está a série audiovisual Rumos de Minas, que visitou 50 localidades do Estado, registrando seus bens culturais. Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas e da Casa de Jornalista, em 2014 e 2016. Cicloativista engajado, faz parte do Bike Anjo BH, uma iniciativa que incentiva a mobilidade urbana sustentável e ensina as pessoas a andar de bicicleta. Além disso, é criador do Ciclobazar de Rua e produtor do Tweed Ride BH, um evento da cultura vintage.

Luiz Henrique Freitas

Jornalista com passagem pelas TVs Globo, SBT/Alterosa, Rede Minas, TV UFMG e Rede TV, foi também comentarista político pela rádio Inconfidência e professor de Jornalismo na PUC Minas e no Instituto de Ensino Superior de João Monlevade (Funsec). Em 2017, recebeu o prêmio Profissional do ano pela Braslíder (SP). É autor dos livros Meus Pais e Eu e O Futebol Mineiro.

Lute

Lunarde Teles dos Santos, ou Lute, é jornalista, cartunista, ilustrador e artista gráfico. É  formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (Uemg), com especialização em Pintura e Pós-Graduação em Arte Contemporânea. É o criador e atual presidente da Cartuminas (Cartunistas Mineiros Associados), que organizou diversas exposições e outros eventos de humor gráfico, como o BH Humor 1 e 2, BH Humor Na Copa e Pra Não Esquecer – O governo Bolsonaro em Charges. Publicou charges diariamente no jornal Hoje em Dia de junho de 1993 a janeiro de 2023. Teve trabalhos publicados em diversos órgãos de imprensa, como revista Courrier International, revista Mercado, Revista da Semana, Foco Economia, Veja Minas Gerais, Ápice, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Cometa, e O Pasquim 21. Seus trabalhos estão presentes também em livros, como Gabinete de Arte (Uma Cidade e Seus Artistas), 100 Crônicas de BH – Roberto Drummond e Uma Dose de Humor Mineiro, entre outras publicações.

Marcelo Freitas

Marcelo Freitas é jornalista formado pela UFMG em 1981. Foi repórter e editor nos jornais Diário do Comércio, Hoje em Dia, O Tempo e Estado de Minas. Foi assessor de Comunicação da UFMG e da Câmara Municipal de BH. Foi chefe de redação do portal de notícias BHAZ. É autor dos livros Não foi por acaso, sobre o Massacre de Ipatinga, A construção do tombamento, sobre o tombamento do centro histórico de Pitangui e Nós também estivemos na linha de frente, sobre a cobertura da pandemia de Covid-19 pela imprensa. Atualmente, é diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas e da Comunicação de Fato Editora, uma editora de livros de Belo Horizonte.

Roger Deff

Roger Deff é jornalista e mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) com a dissertação Negritude, Hip Hop e Território BH Canta e Dança. É também especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas. Publicou artigos sobre a cena hip hop para o caderno Pensar, do jornal Estado de Minas e ensaios para publicações como o Mundos Possíveis – Culturas em Pensamento e para a revista Insurgências – Guaicurus, ambas da editora UFMG. Como rapper lançou, com o grupo Julgamento, os álbuns  No Foco do Caos (2008), Muito Além (2011) e Boa Noite (2018). Com seu trabalho solo lançou os álbuns Etnografia Suburbana (2019) e Pra Romper Fronteiras (2021). Crédito da foto: Nereu Jr.

Rogério de Faria Tavares

Advogado e jornalista, Rogério Tavares é mestre em Direito e doutor em Literatura. É também membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Pen Clube do Brasil. Foi supervisor de Relações Públicas da Fiat Chrysler para a América Latina, presidente do BDMG Cultural e, por dois mandatos, também presidente da Academia Mineira de Letras. Tem oito livros publicados.

Zuzileison Moreira

Zuzileison Moreira é produtor e repórter do programa Rolê das Gerais, da Rede Globo Minas. Este ano, também pela Globo Minas, foi comentarista do desfile das escolas de samba de Belo Horizonte, junto com Carlinhos de Jesus e o produtor Teteu José. Em 2020, participou  da transmissão do carnaval de rua de Belo Horizonte. Foi a primeira vez que a emissora fez a transmissão na íntegra e ao vivo do desfile. No ano anterior, foi mestre de cerimônia dos desfiles. Desde que se formou no jornalismo, suas atividades estão ligadas ao mundo da música, particularmente do samba. Na rádio Inconfidência, produziu um programa semanal só com sambistas mineiros e a websérie Sambista da Vez, com 48 artistas mineiros do samba, disseminada nas redes sociais do Almanaque do Samba (YouTube, Instagram e Facebook). Entre 2008 e 2009, foi subeditor no jornal Diário da Tarde. Neste período, produziu uma série de reportagens especiais sobre os sambistas mineiros, todas as segundas-feiras, no Carderno 2 do DT. É autor do livro Uma praça, uma saudade, que faz o resgate histórico e sentimental da Praça de Esportes do bairro Saudade, na Região Leste de Belo Horizonte.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here