Cobertura Cultural é tema de curso no Sindicato

As inscrições para a aula sobre Cobertura Cultural estão abertas. O curso será no sábado, 24 de agosto, de 13h30 até 16h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O curso será ministrado por Carolina Braga e Artênius Daniel.

Carolina Braga é idealizadora do Culturadoria, projeto multiplataforma de curadoria de informação sobre artes, eventos e espetáculos. Carolina criou o projeto após uma carreira consolidada de quase duas décadas, quando atuou na cobertura cultural na Rádio Guarani, TV Alterosa e como como repórter e crítica do caderno de cultura do jornal Estado de Minas.

“Quem faz jornalismo precisa ficar ligado nas mudanças dos fluxos de comunicação”, afirma Carolina, que também é professora no UNI-BH e consultora no Sebrae-MG. Carolina recorda que há poucos anos o jornalista cuidava apenas da produção da matéria, mas que hoje é  preciso pensar na produção, apuração, circulação e no processo de circulação com a mediação das redes sociais.

No curso, Carolina vai mostrar um panorama histórico do jornalismo cultural, desde o surgimento e as transformações ao longo dos anos. “A cobertura faz parte de uma engrenagem muito forte da indústria cultural, mas é preciso sair da agenda e buscar outras pautas”, afirma.

O jornalista Artênius Daniel é assessor de imprensa na área de cultura há 13 anos e sócio da agência Contra Regras. Com experiência que vai da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais a pequenas iniciativas de cinema ou cultura urbana, ele levará para o curso um panorama de dicas sobre as possibilidades profissionais nesse setor e sobre a divulgação de iniciativas e produtos culturais em tempos de crise do jornalismo diário e dos veículos tradicionais.

“O avanço das redes, das possibilidades de circulação de conteúdo, sobretudo na área da cultura, permite também modelos mais criativos de assessoria, a oferta de novos serviços, a criação de uma identidade valiosa para artistas, produtores. Isso é, essencialmente, um trabalho jornalístico e um trabalho para aquele profissional que reúne o repertório da área do jornalismo cultural”, afirma.

Diretor de cultura do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, ele também apontará alternativas para além da assessoria e as possibilidades para jornalistas em projetos autorais, a participação de editais de leis de incentivo, a criação e promoção de veículos ou espaços independentes.

 

 

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14 de junho, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).

O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15 de junho, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6 de julho, com aulas de cobertura política e fotojornalismo.  Webjornalismo e Cobertura Esportiva integraram o terceiro módulo, em 20 de julho. Em 10 de agosto, as aulas foram de Cobertura Econômica e Jornalismo Popular.

No sábado (24 de agosto), além do curso de Cobertura Cultural haverá o curso de Grandes Reportagens – Longform de 9h30 até 12h30.

A inscrição pode ser feita separadamente para cada tema. O curso terá mais dois módulos com quatro temas.

Telejornalismo e Como deixar a redação e empreender – 14 de setembro
Assessoria de imprensa e O que é preciso para ser um bom repórter? – 28 de setembro

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.

Formas de pagamento

  • Na sede do Sindicato, de segunda a sexta, de 13h30 até 18h.  Pagamento em dinheiro, cartão de debito ou crédito. (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)
  • Pelo SYMPLA, na internet, com taxa de 10%.

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[19/8/19]

Veja também

SJPMG convoca jornalistas para plenária em defesa da profissão

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais convoca os jornalistas para participarem de assembleia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *