Inscrições abertas para curso de Grandes Reportagens – Longform

0
70

As inscrições para a aula sobre Grandes Reportagens – Longform estão abertas. O curso será no sábado, 24 de agosto, de 9h30 até 12h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O curso será ministrado por Márcia Maria Cruz e Fred Bottrel.

O longform, segundo Márcia, é um resgate à vocação do jornalismo de contar grandes histórias. “O que difere de outros momentos do jornalismo são as inúmeras possibilidades de montar as narrativas. Temos que levar em consideração a possibilidade de criarmos a partir de múltiplas linguagens (fotos, textos, vídeos, infográficos) e a perspectiva de estar em múltiplas plataformas”, detalha.

Para Márcia, que atua como repórter do Estado de Minas desde 2007,  o longform é a chance de o jornalista exercitar todas as expertises que o diferem como campo profissional.”É uma reportagem em longos formatos, que começa na apuração e vai até a forma como é apresentada ao interlocutor, não mais uma audiência passiva, mas um sujeito em comunicação”, afirma.

Márcia explica que o jornalismo digital, muitas vezes, é compreendido a partir de algumas premissas cunhadas na primeira fase da internet, com informações rasas, textos curtos e caças cliques. “No entanto, é uma visão digamos superficial do que pode ser o jornalismo em plataformas digitais”, destaca Márcia, que também é professora de jornalismo do Centro Universitário Una.

Para Fred, a discussão sobre longform vem em um momento importante para a imprensa, quando o engajamento digital ganha papel de destaque no redesenho do modelo de negócios dos veículos de comunicação já tradicionais – e define a tônica de novos empreendimentos.

“As métricas de engajamento são vitais para a sobrevivência do jornalismo, em modelos de pagamento que recolocam o leitor no papel central. E matérias em longo formato são, essencialmente, morada de um produto caro aos jornalistas e também ao público: a grande reportagem. Portanto, pensar em longo formato é pensar maneiras (multimídia ou até multiplataforma) de engajar o leitor”, explica Fred, que coordena o Núcleo de Criação Multimídia do jornal Estado de Minas, responsável por produzir vídeos, editar reportagens especiais em longo formato e desenvolver novos produtos com foco digital.

 

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14 de junho, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).

O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15 de junho, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6 de julho, com aulas de cobertura política e fotojornalismo.  Webjornalismo e Cobertura Esportiva integraram o terceiro módulo, em 20 de julho. Em 10 de agosto, as aulas foram de Cobertura Econômica e Jornalismo Popular.

No sábado (24 de agosto), além do curso de Grandes Reportagens – Longform haverá o curso de Cobertura Cultural de 13h30 até 16h30.

A inscrição pode ser feita separadamente para cada tema. O curso terá mais dois módulos com quatro temas.

Telejornalismo e Como deixar a redação e empreender – 14 de setembro
Assessoria de imprensa e O que é preciso para ser um bom repórter? – 28 de setembro

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.

Formas de pagamento

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[19/8/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here