Ciclo de debates na ALMG é oportunidade para jornalistas discutirem criação da Empresa Mineira de Comunicações

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nos dias 12 e 13 de maio o “Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Pública em Rede: Políticas Públicas, Participação Popular e Direito à Comunicação”. O encontro tornou-se ainda mais oportuno diante do envio à ALMG, pelo governador Fernando Pimentel, dos Projetos de Leis 3513 e 3514, que criam a Empresa Mineira de Comunicações (EMC). O Sindicato convoca os jornalistas a se inscreverem no ciclo de debates e participarem das discussões.

Publicados nesta quinta-feira 5/5/16 no Diário do Legislativo, os projetos de lei começarão sua tramitação na ALMG pelas análises das Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira. O PL 3513 altera a denominação da Rádio Inconfidência para Empresa Mineira de Comunicações, vinculada à Secretaria de Cultura. A nova empresa assume também as atividades da Fundação TV Minas Cultural e Educativa – TV Minas. Os marcas Rádio Inconfidência e TV Minas são mantidas. O PL 3514 extingue a Fundação TV Minas, estabelece a EMC como sua sucessora, define cargos e salários, entre outras providências.

Clique aqui para ler o PL 3513. Clique aqui para ler o PL 3514.

Ciclo de debates

Com uma variada programação de painéis, debates, exposições, workshops e grupos de trabalho, o “Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Pública em Rede: Políticas Públicas, Participação Popular e Direito à Comunicação” visa a avaliar e fomentar a construção de uma estrutura de rede pública de comunicação em Minas Gerais. A abertura está prevista para o dia 12, às 18h. Em seguida, serão realizados painéis e debates. No dia 13, o ciclo de debates começará às 9h, com encerramento previsto para as 15h.

Entre os temas a serem discutidos estão as bases para a implementação da Rede Minas de tevês educativas no contexto da migração do sinal analógico para o digital; as estratégias de interiorização da Rádio Inconfidência no processo de transição tecnológica e a participação social e gestão democrática nos veículos públicos.

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 12 por meio de formulário online ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, BH).

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Rede pública

Canais educativos, comunitários, de cidadania e legislativos proporcionam um novo campo de trabalho para os jornalistas, aos quais cabe a produção de conteúdos de qualidade e educativos. A expectativa da TV Assembleia é que novos municípios se tornem parceiros da emissora, ampliando seu alcance e abarcando um novo público potencial de aproximadamente 300 mil pessoas. A TV Assembleia já está presente hoje em 100 municípios, no âmbito do sistema analógico e em 10, no digital, sendo que quatro desses estão concluindo seus processos de implementação.

“Ao orientarmos as câmaras municipais a constituírem suas próprias tevês legislativas para a divulgação e compartilhamento de conteúdos, estamos propiciando aos cidadãos maior conhecimento da atuação do Parlamento, qualificando-os para a participação e a fiscalização”, disse o diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Rodrigo Lucena.

Confira a seguir a programação do ciclo de debates.

Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Pública em Rede: Políticas Públicas, Participação Popular e Direito à Comunicação

12/5/2016 (quinta-feira)

18h: Abertura

18h15: Painel Novos critérios de outorgas, rede pública de comunicação e a promoção do direito à comunicação

– Emiliano José, jornalista, escritor, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia

19h15: Painel Sistema digital: possibilidades, limitações e os desafios para democratização da comunicação

– André Barbosa, superintendente Executivo de Relacionamento Institucional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

– Jonas Valente, jornalista, integrante do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social

20h15: Debates

21 horas: Encerramento

13/5/2016 (sexta-feira)

9 horas: Workshops

9 horas às 10h30: Questões práticas sobre o Plano Nacional de Outorga em Minas Gerais

– José Francisco Seniuk, diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel)

9 às 12 horas: Marcos legais e técnicos para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital e Rádio em Minas Gerais

– Evelin Maciel Brisolla, vice-presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – Astral e Diretora da Coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados

– Rodrigo Lucena, diretor de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

– Wladimir Rodrigues Dias, consultor da Assembleia de Minas e doutor em Direito Público

– Marcos Amaral Rainho Ribeiro, gerente geral de Radiodifusão da ALMG

10h30 às 12h: Inovação, economia criativa e políticas de financiamento

– Fernanda Medeiros Azevedo Machado, diretora de Fomento à Indústria Criativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)

– César Piva, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais

– James Marlon Azevedo Görgen, coordenador da área de Gestão Estratégica do Ministério das Comunicações

13h: grupos de trabalho

Grupo 1: Estratégias de fortalecimento da Rede Pública Educativa e Cultural no contexto da TV Digital

Coordenação: Israel do Vale, presidente da Fundação Rede Minas e da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec)

Grupo 2: Estratégias de interiorização da Rádio Inconfidência no processo de transição tecnológica

Coordenação: Leandro Correa Cleto, diretor técnico da Rádio Inconfidência

Grupo 3: Participação social e gestão democrática

Coordenação: Florence Poznanski, secretária-geral do Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

15h: Encerramento

(Com informações do portal da ALMG.)

Veja também

Maratona sobre cinema de rua movimenta Casa de Jornalista

Casa de Jornalista recebe Mostra Cinemas do Brasil, que homenageia os antigos cinemas de rua ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *