domingo, maio 19, 2024
30.5 C
Belo Horizonte

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 4 de maio

A programação deste fim de semana está recheada de atividades para agradar pessoas distintas. No sábado tem Feirinha Aproxima e Festival de Blues na Praça Alaska. O destaque do domingo é o Festival Made in Minas Gerais, que celebra a celebra a cozinha típica, o queijo e a viola caipira. Para as crianças tem a programação infantil da 2ª edição da “Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema” no CCBB BH.

Sandra Mara
Jornalista | Diretora do SJPMG

Feirinha Aproxima será realizada neste sábado

A edição de maio da Feirinha Aproxima acontece no primeiro sábado do mês, dia 4 de maio, Faculdade Arnaldo, no bairro Funcionários, das 10h às 17h. O evento tem entrada gratuita, conta com espaço kids para a criançada e é pet friendly. Para a edição do dia 4 de maio, o evento reuniu um time de feras, que traz um mix pensado estrategicamente para agradar a todos os paladares, com uma seleção de comidas, bebidas e produtos artesanais da mais alta qualidade.  

O Sebrae marca presença na Feirinha trazendo uma variedade de barracas que representam o melhor da produção artesanal local: a Bendito Licor com seus licores e produtos à base de doce de leite, enquanto a Benedito Café oferece seu café artesanal de qualidade; a Mantiqueira Bela apresenta antepastos e geleias; a barraca da APACS levará suas cachaças de alta qualidade, e os deliciosos biscoitos artesanais da Biscoitos Real; e para os amantes de queijo a APAQS oferece uma variedade de queijos que representam a tradição mineira.

No ano em que comemora uma década, a Aproxima reforça sua proposta de promover a gastronomia de Minas Gerais, com a seleção e inclusão de expositores de todas as regiões do estado, capitaneados pela curadoria de seu criador, o chef Eduardo Maya. Além disso, o projeto contará com novidades e edições especiais, como o inédito Brasas Aproxima, programado para 18 de maio, no estacionamento do BH Shopping.

SERVIÇO

FEIRINHA APROXIMA
Local: Faculdade Arnaldo (Funcionário
Data: Sábado, 04/05 – de 10h às 17h
Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.


Made in Minas Gerais celebra a cozinha típica, o queijo e a viola caipira

A cultura mineira será celebrada no coração de Belo Horizonte neste domingo (5), com a quarta edição do Made in Minas Gerais, festival que celebra a cozinha típica, o queijo e a viola caipira, tomará a Praça da Savassi, das 10h às 19h. Gratuito, o evento leva cultura, gastronomia e ações sociais ao encontro, que tem a viola como tema da edição. O festival também reunirá grandes nomes do instrumento sobre o palco, como Chico Lobo, Letícia Leal e a Orquestra Mineira de Viola Caipira.

Idealizador e curador gastronômicos do Made in Minas, Jordane Macedo conta que sentia falta de um evento que contemplasse a cultura do estado na capital. “E foi assim que surgiu a inspiração: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, diz.

A gastronomia é destaque na programação, fazendo jus ao título conquistado por BH de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco. Entre os confirmados deste ano, estão a chef Marcela Azevedo, com participação do Quilombo do Ribeirão, representando o sul de Minas; o chef Rodrigo Costa, vem pelo Oeste; a chef Giovanna Bruno é representante do Norte; do Leste, a chef Carol Biasi; e do Sul, o Empório Bistrô 77, de Itabirito.

O Made in Minas ainda terá um espaço dedicado ao Queijo Minas artesanal. Nele, será partido o maior queijo canastra já produzido, o Canastra Imperial II. A peça pesa 36 quilos e será vendida em cunhas durante o evento. Para acompanhar a iguaria, a Krug Bier apresentará mais um rótulo especial de cerveja no evento.

SEERVIÇO

Made in Minas Gerais
Local: Praça da Savassi
Data: 5 de maio
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita


Blues na Praça Alaska

O Blues na Praça, será realizado no próximo sábado, dia 4 de maio, das 12h às 20h, na Praça Alaska, está cheio de novidades. Conta com atrações como o gaitista, cantor e produtor Leandro Ferrari vai comemorar 34 anos de música no palco do Blues na Praça. Com sua identidade própria, o artista está sempre à procura de novos caminhos e sonoridades para suas séries harmônicas e para o blues. Outro destaque na programação do evento é a Blues and Bones Band que, com seus quatro integrantes, traz o melhor do blues. A banda é famosa pela vibração no palco, sempre carregada de energia em suas versões, sob influência dos grandes mestres, desde Robert Johnson e Son House, o Blues elétrico de Chicago, “The 3 Kings”, Clapton, Allman Brothers, até a cena atual de Gary Clark Jr e Gov’t Mule. A ideia do grupo é fazer toda essa mistura com uma pitada mineira, mostrando a cara do blues feito em Minas Gerais.

Além das atrações musicais, o Blues na Praça possui toda uma estrutura montada para atender o público com muita atenção e conforto. Durante toda a programação, das 12h às 20h, o evento será acompanhado do melhor da gastronomia de rua, em estandes espalhados na praça, e também com um cardápio de drinks e vinhos. Característica marcante do evento, o chope artesanal da Krug Bier também está presente e é um dos destaques, sempre geladinho. O evento é gratuito, com ingressos disponíveis na plataforma do Sympla, e é petfriendly, onde seu pet pode curtir junto com você e será muito bem-vindo.

História – O Blues na Praça foi criado em agosto de 2022, com o propósito de fomentar o estilo musical em Belo Horizonte, sempre acompanhado de um festival gastronômico com o melhor da culinária de rua, drinks, vinhos e chope artesanal da Krug Bier. Ao longo de 17 edições do evento, já passaram pelos palcos do Blues na Praça centenas de músicos, nacionais e internacionais, como o inglês Bluesman Ian Siegal, o argentino Nico Fani, o brasileiro radicado em Londres Alamo Leal, e os maiores nomes do blues da capital, abrindo espaço para novas bandas apresentarem seu trabalho.

SERVIÇO
Blues na Praça
Data: 04/05
Horário: das 12h às 20h
Local: Praça Alaska – Sion
Ingressos gratuitos no Sympla


CCBB realiza feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra

O CCBB BH promove até o dia 5 de maio uma série de atividades gratuitas relacionadas à exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, em cartaz até o dia 6 de maio no Pátio e Galerias do 3º Andar. As ações são diversas, com opções para todas as idades, e estabelecem uma conexão com a cultura e as tradições ancestrais da América Latina. A Feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra ocorre  no Jardim Externo do CCBB BH. A feira é composta por mulheres migrantes de diversos países, que levam ao público uma diversidade de saberes, técnicas e memórias afetivas, transformadas em arte, artesanato e gastronomia. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.

Neste sábado das 13h às 15h, ocorre a Oficina de Bordado Tradicional Peruano, ministrada pela artista peruana Diony Gallegos Sanz. E a Oficina Bonecas Andinas, ministrada pela artesã peruana Lourdes Delia Rivera e pela designer e artesã Jameny Delia Sarmiento Rivera. No domingo, das 13h às 15h, ocorre a Oficina Papas Y Choclos, também ministrada pela artista peruana Yanaki Herrera.

Atrações Musicais – Além da feira, da performance artística e das oficinas, o evento também conta com diversas atrações musicais que apresentam ao público os diferentes ritmos da América Latina. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso, e todas as apresentações ocorrem no Jardim Externo do CCBB BH.

SERVIÇO
Feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra
Local: Jardim Externo CCBB BH   
Data: até 05/05 – Sábados e domingos,  às 21h.  
Evento gratuito, sem retirada de ingresso. 


Programação infantil da 2ª edição da “Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”

A 2ª edição da “Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema” realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, até 20 de maio, promove três sessões voltadas para o público infantil, todas gratuitas. Com as sessões, a curadoria pretende desconstruir esse imaginário coletivo e desmistificar a ideia equivocada de que a bruxa é má.  No sábado, 4 de maio, às 14h, acontece a primeira sessão infantil. Serão exibidos os filmes A Fada do Repolho, de Alice Guy (1896/1900), e o clássico Branca de Neve e os Sete Anões (1937), de David Hand, Perce Pearce, William Cottrell, Larry Morey, Wilfred Jackson e Ben Sharpsteen.

Programado para ser exibido todas as sessões infantis da edição, o filme “A Fada do Repolho”, de um minuto, é considerado o primeiro filme dirigido por uma mulher e um dos primeiros de ficção narrativa na história do cinema. A narrativa apresenta um conto fantástico sobre uma fada que colhe bebês que brotam de pés de repolho. Já o clássico Branca de Neve e os Sete Anões, que também compõe a última sessão, é considerado o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos.

“Tem sido uma troca muito linda e rica com as crianças e de forma lúdica, trazemos reflexões importantes sobre a figura da bruxa. As crianças falam dos medos, mas também dos encantamentos que sentem”, finaliza.

SERVIÇO

Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema
Data: Até  20 de maio – De quarta a segunda. Horários de acordo com a programação.
Local: Teatro II Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG, 30140-010)

Últimas notícias

Instituto FALA! e Google News Initiative lançam Rede de Treinamentos para jornalistas

A Rede de Treinamentos FALA! é um programa que...

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Chico Felitti discute, em BH, jornalismo e empreendedorismo

Iniciativa do Sebrae e Sindicato dos Jornalistas de Minas...

Eventos

Instituto FALA! e Google News Initiative lançam Rede de Treinamentos para jornalistas

A Rede de Treinamentos FALA! é um programa que...

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Chico Felitti discute, em BH, jornalismo e empreendedorismo

Iniciativa do Sebrae e Sindicato dos Jornalistas de Minas...

Rede Minas censura entrevista com regente da Filarmônica

O maestro e regente titular da Orquestra Filarmônica de...

Novidades

spot_img
spot_imgspot_img

Instituto FALA! e Google News Initiative lançam Rede de Treinamentos para jornalistas

A Rede de Treinamentos FALA! é um programa que vai fornecer oficinas gratuitas sobre ferramentas Google para redações em todo o Brasil. Além disso,...

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana para aproveitar as atividades culturais gratuitas para se divertir, opções não faltam. Quem quiser assistir...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana para aproveitar as atividades culturais gratuitas para se divertir, opções não faltam. Mas como esse...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here