Inscrições abertas para prêmio internacional de jornalismo

0
192

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Kurt Schork de Jornalismo Internacional 2024 .

O Kurt Schork Memorial Fund (KSMF) convida jornalistas freelancers, repórteres locais e analistas de notícias de todo o mundo a enviarem inscrições para o 23º Prêmio Kurt Schork anual de Jornalismo Internacional.

O Comité para a Proteção dos Jornalistas relata que o número de jornalistas mortos e presos em 2023 atingiu níveis quase recordes. À medida que aumentam os níveis de violência e intimidação contra os profissionais da comunicação social, este reconhecimento continua tão vital como sempre.

Nomeados em memória do jornalista freelance americano Kurt Schork, que foi morto em 2000 enquanto trabalhava para a Reuters na Serra Leoa, os Prémios reconhecem a bravura dos jornalistas que assumem grandes riscos pessoais, muitas vezes por pouca recompensa, para iluminar a verdade e responsabilizar o poder.

Categorias

As três categorias de premiação, abertas a jornalistas de publicações impressas e on-line, reconhecem os profissionais de mídia que Kurt admirava particularmente:

  • Prémio Freelance:  reconhece jornalistas freelance que viajam para zonas de conflito do mundo, geralmente sob grande risco pessoal, para testemunhar e reportar sobre o impacto e as consequências destes eventos.
  • Prêmio Repórter Local:  reconhece o trabalho frequentemente esquecido de jornalistas de países em desenvolvimento ou de países em transição, que escrevem sobre acontecimentos em seu país de origem.
  • Prémio News Fixer:  reconhece o trabalho de jornalistas ou especialistas locais, normalmente contratados por correspondentes estrangeiros, cuja orientação e conhecimento local desempenham um papel desconhecido mas vital na facilitação da cobertura internacional a partir de locais difíceis, perigosos ou hostis.

Prêmios

  • Os prémios reconhecem a excelência e a coragem na denúncia de conflitos, corrupção, injustiça e questões de direitos humanos, com os vencedores a receberem um prémio em dinheiro de 5.000 dólares.

Elegibilidade

  • Aberto a jornalistas freelancers, repórteres locais e analistas de notícias de todo o mundo.
  • Os participantes dos Prêmios Local Reporter e Freelance deverão enviar três artigos cada, publicados entre 01 de junho de 2023 e 31 de maio de 2024.
  • Os jurados buscarão a excelência jornalística nas submissões dos candidatos e evidências de determinação e coragem na obtenção de suas histórias.

Aplicativo

Clique aqui para se inscrever

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here