Participe de pesquisa sobre o uso da inteligência artificial por jornalistas brasileiros

0
351
Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros
Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros

Você está convidado/convidada a participar da pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, organizada por um grupo de professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP, em parceria com o Jornalistas&Cia.

O estudo, coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas – ESPM, tem como objetivos verificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros e conferir o grau de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, além de discutir os limites éticos e técnicos para o uso dessa tecnologia e seus impactos na atividade profissional e no mercado de trabalho.

A pesquisa, que trata de tema relevante e atual, tem duas fases. Na primeira, os jornalistas respondem a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas), que leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística.

A sua participação no estudo será muito valiosa para podermos analisar o impacto da inteligência artificial nas nossas vidas e atividades profissionais, verificar o estágio atual de conhecimento e uso de ferramentas de IA na produção de conteúdo e nos negócios jornalísticos, bem como conhecer as preocupações e limitações para a implantação dessa tecnologia no dia a dia de trabalho.

Os nomes dos participantes do levantamento serão preservados. O formulário com o questionário da pesquisa pode ser acessado até 21 de fevereiro no link a seguir:

Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here