Entidades promovem manifestações pela liberdade de Julian Assange

0
305

FENAJ e ABI destacam o julgamento que pode levar à extradição para os Estados Unidos

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e tornar pública a prisão ilegal do o jornalista Julian Assange, a Associação Brasileira de Imprensa promove nesta terça-feira, dia 20, manifestações a favor da liberdade do profissional, perseguido pelos Estados Unidos por revelar documentos sobre ações cometidas pelo governo daquele país. Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2024 ocorrerá em Londres julgamento de recurso contra a extradição do editor do Wikileaks para os Estados Unidos.

“Estamos nesta luta clamando pela liberdade do jornalista Julian Assange que se encontra, há quase 5 anos, preso em Londres com risco de ser extraditado para os EUA”, assinala o comunicado da ABI. A entidade assinala que Assange é acusado de ter cometido atos típicos da atividade de jornalismo: recepção e publicação de documentos verdadeiros, de interesse e de valor público que comprovam crimes cometidos pelo governo dos Estados Unidos contra outros países no mundo inteiro, crimes de espionagem industrial e política (incluindo espionagem contra Petrobrás e também contra a então presidenta Dilma Rousseff).

Se o recurso for negado, é pouco provável que Assange possa recorrer a uma corte Europeia. Isso colocará Assange como réu de processo nos Estados Unidos por falsa e infundada acusação de espionagem, cuja pena poderá ser de até 175 anos de cárcere em prisão de segurança máxima em condições definidas como desumanas por diversas ONGs internacionais.

Se Assange for extraditado se abrirá perigoso precedente legal. Qualquer pessoa poderá ser extraditada: jornalista, editor, denunciante, qualquer um, pois, nem mesmo a defesa do interesse público estará assegurado em um julgamento de espionagem. Na prática, o que está em julgamento é o direito de imprensa, de informação e de dissenso em nível internacional.

Por todos serviços prestados aos povos oprimidos, Julian Assange merece e precisa ser libertado porque, mais do que nunca, o mundo precisa de liberdade de imprensa, liberdade de expressão e de liberdade de informação.

Não à extradição de Julian Assange!

Liberdade para Assange já!

Manifestações Dia D

Dia 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira)

Convidamos a todos que queiram libertar Julian Assange e defender a liberdade de imprensa e o direito de informação no mundo que participem neste dia 20 de fevereiro.

Porto Alegre:
– Esquina Democrática
– 20 de fevereiro às 17h30min.

Rio de Janeiro:
– Consulado da Inglaterra, Praia do Flamengo, 287
– Dia 20 de fevereiro às 17h

São Paulo:
– Consulado Geral Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741
– 20 de fevereiro às 18h

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here