Livro revela narrativas silenciadas sobre a colonização da América

0
444

Livro do repórter da revista piauí, que é egresso da UFMG, provoca questionamentos sobre aquilo que os cientistas ignoraram na construção da história do continente

UFMG

fvwd
‘Admirável novo mundo’ apresenta narrativas que permaneceram ocultas devido ao imperialismo científico e à trajetória de silenciamento da perspectiva dos povos indígenasImagem: Divulgação

O jornalista Bernardo Esteves, da revista piauí, lança nesta sexta-feira, na UFMG, o livro Admirável novo mundo – Uma história da ocupação humana nas Américas, publicado pela editora Cia das Letras. Os professores Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia, e Thomaz Pinotti, do Departamento de Genética, participarão de um debate com o autor.

A atividade será realizada no auditório Baesse, 4º andar da Fafich, e será seguida de sessão de autógrafos. Não é necessária inscrição prévia. 

“Trata-se de um diálogo transdisciplinar sobre as pesquisas e histórias dos primeiros povos americanos — e também sobre as controvérsias e disputas que marcam a busca pelas verdades científicas”, informa Esteves.

De onde viemos? 
A obra Admirável novo mundo recorre aos saberes indígenas e a disciplinas como a arqueologia, a física, a genética e a linguística para narrar a história dos primeiros povos americanos, mediante a seguinte provocação: o que os cientistas ignoram ao construírem suas verdades?

Fruto de extensa pesquisa, com ênfase nas investigações em sítios arqueológicos brasileiros, Admirável novo mundo se propõe a, segundo texto de divulgação, descolonizar a história humana no continente. Somos apresentados a outras narrativas possíveis que — seja pelo imperialismo científico, seja pelo desinvestimento na produção acadêmica brasileira, seja pelo silenciamento da perspectiva dos povos indígenas americanos sobre a sua própria ancestralidade — são menosprezadas mundo afora”.

Bernardo Esteves é jornalista graduado pela UFMG, doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ e professor do laboratório Amerek, vinculado ao curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG. O repórter da revista piauí também apresenta o podcast A Terra é redonda (mesmo).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here