Encontro de assessoria de imprensa reúne 250 jornalistas em Salvador

0
232

O evento, organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), reunirá 250 participantes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e professores da área.

“Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa” são os temas centrais do 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessorias de Imprensa (ENJAI), que será aberto neste dia 16 de novembro, o Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. O evento, organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), reunirá 250 participantes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e professores da área.

“Este é o maior fórum específico para os debates e a organização das lutas dos profissionais que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação no Brasil”, diz Moacy Neves, presidente do Sinjorba. Ele informa que, atualmente, 43% dos jornalistas brasileiros estão atuando neste segmento, exigindo das entidades sindicais da categoria a elaboração de políticas para a área.

Palestrantes

Participam do evento os professores Boanerges Lopes (UFJF), Wilson Costa Bueno (USP), Naiana Rodrigues (UFC), André Santana (Uneb), Claudiane Carvalho (UFBA) e Yuri Almeida (UCSal). Terá também a presença do deputado federal Orlando Silva (relator do PL das Fake News), Marcos Perioto (Secretário de Relações do Trabalho do MTE), Clemente Lúcio (membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República e do Conselho de Administração do BNDES) e Ana Georgina (economista-chefe do Dieese na Bahia).

Além deles, participam das oficinas, cases e painéis profissionais com longa experiência na área de assessoria, como Vera Longuini (Ateliê da Notícia) Guilherme Pichonelli (Vira Comunicação), Suely Temporal (AT Comunicação Corporativa), Elaine Hazin (Via Press), Lúcio Filho (Gestor de Rádio do governo do Ceará), Gabriela de Paula (Ayoo Comunicação) e Michele Rubim (consultora em Comunicação Estratégica, Jornalismo de Marca e Branding).

Os secretários de Comunicação do governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, respectivamente André Curvello e Renata Vidal, são esperados para apresentarem as experiências na gestão de comunicação dos dois órgãos dos poderes executivos.

Inscrições

As inscrições para participar continuam abertas até a véspera do evento, dia 15, através do site www.enjai.com.br, para aqueles que não necessitam de hospedagens (nessa modalidade já estão encerradas). Só os inscritos terão acesso a todas as atividades: 6 painéis temáticos, 4 minicursos, apresentação de 3 cases de comunicação em assessoria, 2 conferências e mais 7 eventos diversos, em um total de 50 horas de atividades. O ENJAI, cujo tema é “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, fornecerá certificado de participação, que poderá ser usado como “atividade complementar”.

Atividades

Painéis
1) Responsabilidade Profissional e Ética em Tempos de Pós-Verdade
2) Impacto das Tecnologias Digitais no Cotidiano das Redações e Assessorias
3) Ensino de Jornalismo e as Exigências do Mercado de Trabalho”
4) Jornalismo de Marca: Uma Perspectiva Estratégica para a Comunicação Empresarial
5) Nova Regulamentação como Instrumento de Combate à Precarização
6) Desafios Sindicais após a Implantação da Contrarreforma Trabalhista

Cases
1) Assessoria de Imprensa na Construção da Cidadania
2) Redes Sociais como Instrumento de Comunicação com a Sociedade
3) Via 360: Comunicação que Transforma

Minicursos
1) Assessoria de Imprensa Digital
2) Produção de Podcast voltado à Assessoria
3) Gestão de Negócios para Jornalistas
4) Aplicabilidades da Inteligência Artificial

Conferências
1) Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa
2) Sindicato do Futuro em um Cenário de Desemprego e Informalidade

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here