Diários Associados Minas ainda não pagaram salários de grande parte dos trabalhadores

0
56

Os Diários Associados Minas continuam sem pagar os salários de outubro de grande parte dos seus trabalhadores. Na TV Alterosa, o atraso atinge todos os trabalhadores. No Estado de Minas, só parte dos repórteres recebeu; continuam sem pagamento os demais jornalistas, os empregados da administração e os gráficos.

Já são quatro dias de atraso, além do prazo legal, que é o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado. Nem a direção da empresa nem o setor de RH dá qualquer informação sobre previsão de pagamento.

Não é a primeira vez que isso acontece, o atraso dos salários se tornou corriqueiro e seletivo nas empresas dos Associados Minas. O salário de setembro foi pago aos gráficos do Estado de Minas dentro do prazo, mas aos demais trabalhadores, não.

Os jornalistas paralisaram atividades e pressionaram pelas redes sociais. A mobilização deu resultado e os salários foram pagos com 11 dias de atraso. Este mês parte dos repórteres recebeu dentro do prazo.

Os trabalhadores estão preocupados também com o pagamento do 13º, cuja primeira parcela vence no dia 30/11, e com os salários dos próximos meses.

Uma assembleia já está marcada para a primeira semana de dezembro, caso haja novo atraso.

O Sindicato dos Jornalistas e o o Sindicato dos Empregados na Administração de Jornais e Revistas já encaminharam documento ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas, Arlélio de Carvalho Lage, pedindo sua intervenção. O documento detalha os inúmeros problemas de desrespeito dos direitos trabalhistas enfrentados pelos trabalhadores dos Diários Associados nos últimos anos.

Em 2016 a empresa impôs uma redução salarial de 30% que já foi julgada ilegal pela Justiça. A empresa ainda não pagou nem informou como vão pagar a dívida trabalhista.

Sem pagar não dá para trabalhar.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[11/11/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here