Inscrições abertas para cursos de Cobertura Política e Fotojornalismo com aulas no sábado, 6 de julho

0
64

As inscrições para as aulas sobre jornalismo político e fotojornalismo estão abertas. As aulas serão no sábado, 6 de julho e integram o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. 

Durante a manhã, Alessandra Mello e Isabella Souto, repórteres da editoria de política do jornal Estado de Minas, vão tratar dos bastidores da cobertura dos poderes executivo, legislativo e judiciário e darão dicas sobre atalhos e caminhos para alcançar reportagens exclusivas e de interesse público.

“A cobertura política é hoje o espaço mais importante dentro de um jornal . Pode até não ser o mais lido, mas é por onde passa o nosso destino, por isso, tem tanta relevância”, afirma Alessandra, que é presidenta do Sindicato dos Jornalistas. 

Alessandra tem mais de 20 anos de experiência de cobertura política. Além do jornal Estado de Minas, trabalhou no Jornal do Brasil e em O Tempo. Já Isabella é repórter de política do Estado de Minas há 22 anos. Ela também edita o suplemento Direito & Justiça e é graduada em direito e jornalismo.  

“Vou focar a aula no poder judiciário. Mostrar como faço para conseguir informações nos tribunais e, por exemplo, como ler as sentenças e encontrar ali o que realmente importa”, conta Isabella.   

Fotojornalismo

No período da tarde, o curso de fotojornalismo será ministrado pela jornalista Bárbara Ferreira e pelo jornalista Nilmar Lage. 

Bárbara preparou uma aula repleta de referência atuais. “Quero mostrar outras possibilidades dentro do fotojornalismo e da fotografia documental com uma reflexão sobre o documental na era dos celulares e do instagram”, afirma.  

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cinematográfico, produtora e fotógrafa, Bárbara produziu o festival ‘co-fluir, em 2017 e  é uma das integrantes do coletivo almôndega filmes. 

“Tentarei levantar o debate em torno da imagem como arte, como forma de contar histórias, criar narrativas próprias. A fotografia e o fotojornalismo têm uma série de desdobramentos e tentarei apresentar outras possibilidades, que não apenas as redações tradicionais. Falarei um pouco sobre a fotografia de rua, a fotografia documental e a fotografia de família, sempre buscando referências contemporâneas, aliadas aos  ‘mestres e mestras’ da fotografia, e outros olhares possíveis”, planeja Bárbara. 

Já Nilmar trará a perspectiva de quem atua no interior e vai explicar a estratégia que usa para colaborar com veículos nacionais. “Enfrento desafios por estar fora do eixo, mas tento manter as relações com jornalistas e os veículos, além de permanecer atento às pautas nacionais que permitam fazer recortes regionais”, diz. 

Nilmar colabora com diversos jornais, sites e agências como Brasil de Fato, The Intercept Brasil, AFP, Agência Pública, Greenpeace, MAB e Mídia Ninja. “A busca por contar histórias com imagens é o disparador que me mantém ativo e motivado para melhorar minha linguagem visual, alinhando o fazer autoral com a necessidade de atender demandas do mercado”, afirma.  

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14/6, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).  O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15/6, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo.

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • Para estudantes e sindicalizados em dia, o valor do pacote completo seria R$ 700. Com o desconto, sai por R$ 500.
  • Os jornalistas podem ficar em dia com o Sindicato antes da inscrição e, assim, pagar o valor menor.

Formas de pagamento

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[27/6/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here