Estudante de jornalismo de BH é selecionada para participar de treinamento em Londres

A estudante de jornalismo da PUC Minas e estagiária do Estado de Minas Débora de Souza Anunciação (foto) foi selecionada pelo British Council para participar do Future News Worldwide 2019, em Londres, no próximo mês de julho. Ao todo participarão do encontro 100 estudantes de várias partes do mundo; além de Débora, há apenas mais um brasileiro, de Porto Alegre.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação. O Future News Worldwide é um programa que pretende identificar, treinar e conectar jovens jornalistas. O encontro inclui dois dias de conferências, nos dias 14 e 15/7, ministradas por jornalistas da BBC, Thomson Reuters e NDTV, entre eles Christina Lamb, Sreenivasan Jain, Jon Snow e Sonny Swe.

Débora disse que soube do programa pelo saite da PUC e se inscreveu, mas não tinha expectativa de ser selecionada. “Ainda me parece surreal, está muito distante da minha realidade”, comentou a estudante de 21 anos, às vésperas da formatura e no último dia do seu estágio no EM.

Ela contou que sempre estudou em escolas públicas e fez faculdade graças a uma bolsa. Autodidata em inglês, preencheu formulários, escreveu um texto explicando por que gostaria de participar do programa e enviou uma reportagem, tudo no idioma dos organizadores. Débora traduziu a reportagem “Artistas lutam para valorizar a cultura popular nas celebrações do Natal”, publicada no caderno de cultura do EM em dezembro no ano passado, mas passou aperto por não ter um certificado de curso de inglês para apresentar. A situação foi resolvida num teste feito por telefone pelos organizadores do programa.

Débora está superfeliz com a viagem, que vai durar apenas cinco dias e terá orçamento bem apertado. Passagens, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo programa; para pagar outras despesas, ela está vendendo seus livros. Quem quiser ajudá-la pode depositar na sua conta na Caixa: Agência 1742, conta 362556.

(Crédito da foto: Lucas Lanna.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[19/6/19]

Veja também

TV Integração divulga nota sobre agressões a repórter em Prata

O Grupo Integração, proprietário da TV Integração, emitiu nota nesta sexta-feira 30/10 lamentando as agressões ...

Um comentário

  1. Que gosto e alegria ver essa notícia! Débora é dedicada e talentosa e merece essa conquista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *