PM dispara com arma de fogo contra carro de som de manifestantes na Bahia

0
39

Por Ivan Longo, jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Nesta segunda-feira (19/2), antes de o Congresso anunciar que o projeto da reforma da Previdência não seria mais votado neste ano, ocorreram pelo país inúmeras manifestações e paralisações convocadas por centrais sindicais contra a proposta. Em uma delas, ocorrida nas primeiras horas da manhã em Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA), um policial militar disparou com arma de fogo contra um carro de som do ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ninguém ficou ferido por este disparo.

O disparo, de acordo com a CUT, teria acontecido no momento em que policiais negociavam com os organizadores do protesto a liberação das vias. O PM que efetuou o disparo, no entanto, não estava participando da negociação naquele momento. A CUT alega ainda que a manifestação era pacífica.

A última informação oficial da Polícia Militar da Bahia era que o policial em questão foi ouvido no 12º Batalhão e que o caso estava sendo apurado.

“A Polícia Militar apura qualquer postura/comportamento que fuja da técnica policial, pois o papel da corporação em manifestações é garantir a ordem pública, o direito das pessoas se manifestarem, bem como o direito de ir e vir do cidadão. Todo tipo de excesso cometido por integrantes da corporação será rigorosamente investigado”, diz a nota oficial divulgada pela corporação na segunda-feira.

Nesta terça-feira (20), Fórum entrou em contato com a assessoria de imprensa da PM baiana para obter novas informações sobre o caso. De acordo com o capitão Bruno Ramos, não há nenhuma atualização sobre o ocorrido. Ele informou que a apuração para esclarecer as “circunstâncias em que foi feito o disparo” demora cerca de 30 dias. O capitão não revelou o nome do agente em questão e nem se ele continua trabalhando no decorrer das investigações.

Além do disparo de arma de fogo, a CUT denunciou que, apesar de o protesto ter sido pacífico, policiais ainda atiraram com balas de borracha contra os manifestantes e cerca de três pessoas ficaram feridas. Fórum pediu mais esclarecimentos sobre o uso de balas de borracha e ainda aguarda um retorno do comando da PM da Bahia.

(Publicado na Revista Fórum. Foto: CUT Bahia.)

[20/2/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here