Nota de repúdio às demissões no jornal O Tempo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais repudia as demissões dos jornalistas Lucas Buzatti e Silvana Mascagna, do jornal O Tempo, ocorridas na segunda e terça-feira passadas, dias 3 e 4/10. As demissões atingem profissionais que participaram ativamente das mobilizações da categoria em prol de um reajuste salarial justo, contra a redução salarial e a precarização de direitos proposta pelos patrões. Ambos participaram também da mobilização contra a infestação de piolhos de pombo que acometeu a redação do jornal no mês passado.

Silvana e Lucas são jornalistas reconhecidos por sua competência. Silvana veio de São Paulo para Belo Horizonte em 1996, quando O Tempo formava sua primeira equipe de jornalistas. Com o olhar atento para a cultura, foi, durante cerca de dez anos, editora do Magazine, um caderno que marcou a cobertura cultural na cidade. Lucas era repórter do Magazine e estava no jornal desde 2014. Com passagens também por jornais como Estado de Minas e Correio Braziliense, é conhecido por sua dedicação para com a cena local e independente da música, do teatro, das artes visuais e da dança.

Além de arbitrárias, as demissões são uma afronta ao acordo proposto pela empresa e aprovado em assembleia dos trabalhadores na quinta-feira 29/9, que prevê estabilidade de 120 dias para todos os jornalistas da Sempre Editora. Desrespeitam também o acordo firmado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no qual representantes do jornal garantiram que não haveria qualquer tipo de retaliação aos jornalistas que paralisaram suas atividades no dia em que a redação foi infestada de piolhos.

A luta por por melhores condições de trabalho e salário é uma garantia  fundamental do trabalhador.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Jornalistas de O Tempo

7/10/16

Veja também

SJPMG e Fenaj repudiam agressões a repórter da TV Integração em Prata (MG)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *