Sindicatos debatem situação dos trabalhadores dos Diários Associados em audiência pública na Assembleia Legislativa

A situação dos trabalhadores dos Diários Associados (jornais Estado de Minas e Aqui, TV Alterosa, portais Uai e em.com.br) será discutida em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira 2/3, às 14h30. A audiência foi marcada pelo presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), após requerimento encaminhado pelos quatro sindicatos que representam dos trabalhadores dos Diários Associados – radialistas, gráficos, empregados na administração e jornalistas –, os quais estarão representados e terão assento na mesa de trabalhos.

No requerimento, os sindicatos denunciaram o desrespeito aos direitos trabalhistas pela direção da empresa, entre eles o pagamento do 13º salário, férias, FGTS e outros. Ao todo, fiscalização recente do Ministério do Trabalho na empresa constatou o descumprimento de 14 direitos trabalhistas, o que levou os jornalistas a paralisar o trabalho.

Um dos pontos centrais da audiência será a presença de cerca de 100 policiais do Batalha de Choque da Polícia Militar na sede da TV Alterosa, no dia 29 de dezembro, durante uma paralisação dos radialistas e jornalistas. Os policiais informaram que sua presença foi solicitada pela direção do Diários Associados. Os sindicatos querem identificar o autor da solicitação.

Foram convidados para a audiência, dentro outros, o ouvidor geral de polícias, Paulo Alckmim, o corregedor-geral e o comandante do Batalhão de Choque da PM, além dos representantes dos Diários Associados, Geraldo da Costa Teixeira Neto (Zeca) e do Ministério do Trabalho.

 

Audiência Pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Assunto: situação dos trabalhadores dos Diários Associados em Minas

Data: 2/3/16, quarta-feira

Horário: 14h30

Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Veja também

Jornalistas esportivos sofrem ataques virtuais crescentes de torcedores

Uma rápida olhada nas notícias publicadas pelo Jornalistas de Minas mostra que violência contra jornalistas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *