Pela PEC, jornalistas farão novo ato nesta terça 7/4

0
94

No Dia do Jornalista, que se comemora nesta terça, 7 de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas e sindicatos da categoria farão em Brasília um ato pela aprovação da PEC do Diploma. Caravanas e delegações foram mobilizadas para a atividade que acontecerá a partir das 14h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O presidente do Sindicato, Kerison Lopes, lidera a representação de jornalistas mineiros.

As bancadas do PMDB, PSOL e PPS decidiram pelo apoio à PEC do Diploma e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, anunciou ao deputado Paulo Pimenta (PT/RS) que a proposta deverá ir a voto no Dia do Jornalista. Paralelamente, dirigentes da Federação e dos Sindicatos de Jornalistas reforçaram o contatos com os parlamentares, obtendo mais adesões à PEC 206/2012, que restitui o diploma em curso de nível superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.

Com a crescente manifestação de apoio parlamentar e a iminência da votação da proposta, a expectativa dos organizadores é de que a atividade da próxima terça-feira seja a maior desde o lançamento da campanha em defesa do diploma, em 2009. Estão em organização caravanas de profissionais, estudantes e professores dos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, faculdades de Brasília, especialmente da Uniceub, e vários Sindicatos de Jornalistas já confirmaram presença de seus presidentes e diretores. Estão, sendo convidados, também, entidades parceiras, deputados e senadores.

Em alguns estados, sindicatos da categoria e faculdades de jornalismo preparam vigílias para acompanhamento da sessão da Câmara dos Deputados na tarde do Dia do Jornalista, como também movimentos para solicitar o comparecimento dos parlamentares ao plenário através de telefonemas e mensagens pela internet.

No ato das 14h, no Salão Verde da Câmara, a Fenaj deve lançar um manifesto defendendo a PEC do Diploma e contra a terceirização, mais um dos grandes problemas das condições de trabalho dos jornalistas.

(Com informações do portal da Fenaj.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here