Curso Livre de Jornalismo

Imagem mostra logo do Curso Livre

Oferecer aos jornalistas a possibilidade de se capacitarem a partir da abordagem mais especializada e sustentada em diversas frentes temáticas (economia, política, saúde, judiciário, meio ambiente); ampliar o rol de expertises para os participantes (profissionais de comunicação), qualificando sua formação inicial e ampliando o acesso a novos conhecimentos, novas formas de pensar e novos critérios de tratamento informacional; ser um contraponto à disseminação de fake news a partir da qualificação dos profissionais e de estudantes de jornalismo, e consequente capacitação para questionar e auditar informações.

Esses são alguns dos objetivos do Curso Livre de Jornalismo, organizado desde 2016 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais em parceria com o jornalista, professor e idealizador do projeto, João Carlos Firpe Penna.

O curso, cuja segunda temporada se encerrou em setembro de 2020, já formou centenas de profissionais e estudantes de comunicação de diversas cidades do país – de forma presencial (em 2016) e on-line (2020).

Em breve, uma nova temporada será aberta, e com novidades.

Enquanto isso, saiba mais sobre o Curso Livre de Jornalismo.


2ª Temporada (agosto e setembro de 2020)
A arte de humanizar o jornalismo (clique nos links para ver as transmissões)

Realizado num momento de valorização do jornalismo e dos jornalistas, cujo papel de informar corretamente a sociedade ganhou relevância na conjuntura de pandemia, o curso foi uma excelente oportunidade de jovens jornalistas debaterem com jornalistas experientes os rumos da profissão no ambiente de uma crise que parece interminável.

1) A dor da gente que não sai no jornal;

2) Como cobrir economia para a dona Maria;

3) A gestão Bolsonaro: da gripezinha ao genocídio;

4) Reflexões sobre a cobertura jornalística na pandemia.

Emissão de certificados (somente para quem se inscreveu antecipadamente e assistiu 50% das aulas).

INSERIR AQUI O CAMPO PARA EMITIR O CERTIFICADO

(Você deve inserir seu nome, e-mail ou telefone usado no ato da inscrição).

 


1ª Temporada (novembro de 2016)
A cobertura política da imprensa brasileira e os desafios da boa reportagem

Realizado na sede do SJPMG, reunindo presencialmente mais de 300 participantes, as aulas empregaram exemplos do dia a dia da própria mídia nacional e internacional para refletir sobre o jornalismo contemporâneo.

Relembre

Jornalistas e estudantes de jornalismo participantes da primeira edição do Curso, na sede do SJPMG