Jornalistas mineiros participam de capacitação sobre JORNALISMO DE SOLUÇÕES

0
27

Durante dois dias seguidos de estudos, diversos jornalistas mineiros de Belo Horizonte e interior aprenderam técnicas de como aplicar o Jornalismo de Soluções em suas pautas diárias. A ação faz parte de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da Rede de Jornalismo de Soluções (Solutions Journalism Network), que juntos ofereceram uma capacitação sobre o tema. O primeiro ofereceu a estrutura para a realização da capacitação e o segundo ofereceu a instrutora e os materiais didáticos do curso,

Jornalismo de Soluções nada mais é do que uma prática jornalística que em vez de apontar só um lado ruim de um fato, cobre respostas que a sociedade dá para os diversos problemas que enfrenta. “É a cobertura rigorosa e baseada nas evidências das respostas a problemas sociais, que dá foco para o que já está sendo realizado e apresenta resultados, mesmo que iniciais”, explica Marcela Maria Martins, instrutora capacitada pela Solutions Jornalism Network.

Ela acrescenta ainda que o JORNALISMO DE SOLUÇÕES pode ser uma parte da saída para resolver o problema da fadiga da notícia, fenômeno detectado pelo estudo batizado como #newssthatworks realizado pela Consultoria de Mídia americana SmithGeiger, em setembro de 2020. Fadiga da notícia nada mais é do que o aumento de pessoas distanciando do noticiário por causa do excesso de matérias negativas e sem solução.

Mas não é qualquer matéria positiva que pode ser caracterizada por JORNALISMO DE SOLUÇÕES. “Ela deve não só mostrar a resposta a um problema, as evidências e limitações da solução, como também as perspectivas para o futuro”, acrescenta.

 A estudante do 7º período do curso de Jornalismo, do Centro Universitário UNA, Maria Cecília dos Santos Nepomuceno, participou da capacitação e achou muito enriquecedor, com uma abordagem simples e didática prática. “Não conhecia essa metodologia de fazer uma matéria. Pude compreender melhor o funcionamento e identificar o jornalismo de solução. Tenho certeza que com esse conhecimento me torno uma profissional mais plural”, comenta. 

Daisy Silva, jornalista, que atua como assessora de imprensa, entende que o curso foi uma oportunidade da perceber quais são as novas tendências do jornalismo.  No meu caso, na assessoria de imprensa, uma oportunidade de pensar essa nova produção de conteúdo e também pensar novas formas de sugerir pautas, de ver uma nova forma de vender uma matéria, pensando na questão do jornalismo como solução, que pode render, assim, matérias fantásticas”, esclarece.

“A capacitação foi muito rica, com discussões e diálogos em equipe a respeito da importância da aplicação do jornalismo de soluções na rotina diária do repórter. Em um cenário muitas vezes saturado por notícias negativas, o jornalismo de soluções oferece uma visão mais abrangente, mostrando também o que funciona e inspirando tomadas de ações do setor público em um bairro, cidade ou região”, conta.

Outro que aprovou a capacitação Cleiton Augusto Soares, jornalista e criador do jornal comunitário Aparecida News e Região. “Foi uma experiência enriquecedora, que reforça a importância de um jornalismo mais propositivo e comprometido com a transformação social. A condução da Marcela foi inspiradora e trouxe reflexões fundamentais para quem deseja fazer uma comunicação que vá além da denúncia e aponte caminhos possíveis. Saio motivado a desenvolver pautas com essa perspectiva, contribuindo para informar e mobilizar a comunidade a partir de soluções concretas”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here