ENJAI será aberto com debate sobre inovação, regulamentação e precarização

0
209

Salvador, na Bahia, recebe o 22º ENJAI, que terá 24 atividades e 50 horas de programação


“Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa” será o tema da conferência de abertura da 22ª edição do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que será realizada entre os dias 16 a 19 de novembro no hotel Sol Victória Marina, em Salvador/BA. O conferencista será o jornalista, professor e pesquisador Boanerges Lopes, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

O encontro enfatiza as preocupações do segmento diante do futuro, com o foco em “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”. Serão 50 horas de atividades, com seis painéis temáticos, quatro minicursos, apresentação de três cases de comunicação em assessoria, duas conferências, duas plenárias e outros sete eventos (políticos, culturais, de lazer e confraternização) em quatro dias seguidos na Capital baiana.

Profissionais e professores de importantes universidades já estão com participação confirmada e outros já foram convidados para, com seus conhecimentos e contribuições, emprestar mais qualidade ao 22º ENJAI. “O mundo mudou. As novas tecnologias comunicacionais são uma realidade nas redações e assessorias de imprensa, mas a informação de interesse público, que é a matéria-prima do Jornalismo, continua dando as regras nas assessorias também”, afirma a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.

Desafios da comunicação corporativa

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e primeiro secretário da FENAJ, Moacy Neves, a influência do Jornalismo na chamada comunicação corporativa é uma realidade que permanece. “A busca por informação, com olhar crítico, métodos de apuração e checagem, bem como o uso de ferramentas tecnológicas, são pontos de convergência entre assessores de imprensa e jornalistas de redação”, pontua.

O evento, que se constitui como o maior fórum de capacitação e organização política dos jornalistas com atuação em assessorias de imprensa e comunicação, inicia no dia 16 de novembro, às 13h, com a recepção aos participantes e credenciamento. Na sequência, acontecem os minicursos, seguidos da plenária de abertura, abertura solene e conferência inicial. A programação completa está disponível no site www.enjai.com.br.

As inscrições prosseguem abertas e podem ser feitas AQUI. O 22º ENJAI tem o apoio do Governo do Estado (através das Secretarias de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador e Assembleia Legislativa da Bahia.

Sobre o conferencista

Boanerges Lopes é jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Autor de livros, entre eles, “O que é Assessoria de Imprensa”, “Jornalismo e Relações Públicas: ação e reação” e “Comunicação Empresarial, transformações e tendências”. Associado a entidades brasileiras de comunicação como Intercom, Abrapcorp, Alcar, SBPJor, Jeduca e Abraji.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here