Sindicato dos Jornalistas de Minas e Casa de Jornalista debatem o uso da Inteligência Artificial no jornalismo

0
415
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos

O Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Casa de Jornalista de Minas promovem na próxima quarta, 22, o debate Jornalismo e Inteligência Artificial: para onde vamos?. O evento irá reunir jornalistas e profissionais de diversas áreas com o objetivo de debater o uso da Inteligência Artificial no jornalismo.

Estarão presentes:

Virgílio Almeida, professor emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado da Universidade de Harvard, que irá fazer uma apresentação do que é a Inteligência Artificial e como funcionam seus mecanismos.

Maira Monteiro, diretora-executiva do portal de notícias BHAZ, que falará sobre as mudanças que o uso da IA irá trazer à rotina de uma redação de jornalismo, mostrando os limites que serão colocados para o seu uso, bem como os possíveis ganhos que a nova ferramenta pode propiciar à produção da notícia. Maira Monteiro irá mostrar também até que ponto o jornalista deve confiar em um conteúdo produzido por uma IA.

Lourdes Pires, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de Minas Gerais (Sinttel-MG), abordará o tema do ponto de vista da manutenção de empregos e do possível aumento da precariedade que a IA poderá trazer ao mundo do trabalho. Lourdes é diretora da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp) e irá levar para o debate a realidade do setor de telemarketing à luz das novas tecnologias.

Maiara Orlandini, professora do curso de Jornalismo da PUC Minas irá falar sobre como a IA pode ser administrada dentro do produção jornalística, com a remodelação do processo de criação e compartilhamento da notícia, bem como sobre as novas áreas de atuação que podem surgir e como o jornalista deve se preparar para esse novo cenário.

Carlos Teixeira, editor do portal Radar do Futuro e também participante do evento,  avalia Chat GPT, a mais conhecida ferramenta de IA da atualidade, como o momento em que a IA entra em sua fase de maturidade. “É apenas o início de algo mais poderoso”, afirma Carlos Teixeira. Nesse cenário, ele entende que o jornalismo e os jornalistas precisam se apropriar das ferramentas e se antecipar às transformações que virão para   construir um novo jornalismo.

Marque na agenda

O evento será presencial, na sede do Sindicato dos Jornalistas e da Casa de jornalista, na avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sindicato, em www.sjpmg.org.br.

divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here