#8M: Sindicato instala Comissão de Mulheres Jornalistas de Minas

0
236

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) instalou sua Comissão de Mulheres Jornalistas de Minas, marcando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, com a presença das duas ex-presidentas da entidade, Dinorah Maria do Carmo e Eneida da Costa, e da atual presidenta, Alessandra Mello. A comissão será o órgão de representação feminista da entidade e tem entre seus objetivos atuar em parceria com a Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e outros movimentos sociais e entidades de defesa dos direitos da mulher.

Durante a instalação, a presidenta do SJPMG, Alessandra Mello, chamou a atenção para a importância de contar com uma organização dedicada especialmente aos problemas e interesses das jornalistas, ” num contexto de constante discriminação e desrespeito à elas,como o atual”. Segundo Alessandra, ‘ é preciso intensificar e fortalecer as reivindicações e pressões no sentido de garantir a estas profissionais, condições dignas de trabalho, livre de quaisquer tipos de violência, discriminação, assédio e machismo “.

A comissão já recebeu completo apoio do movimento feminista Quem AMa Não Mata, assegurado por sua presidente, jornalista Myrian Christus, presente ao evento, e que tem entre suas integrantes e na sua fundação a participação de muitas jornalistas.

Neste primeiro momento, de implantação efetiva e organização geral dos trabalhos, a comissão estará sob a coordenação da jornalista Maura Eustáquia de Oliveira, que representa o sindicato junto à Comissão da FENAJ.

A comissão pretende organizar atos em defesa das jornalistas, combater à violência e a desigualdade de gênero e buscar a implementação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece parâmetros para a busca do fim do assédio moral e sexual dentro do ambiente de trabalho, prática que afeta em especial às mulheres.

Ela é aberta a todas as jornalistas. A primeira reunião de trabalho está marcada para o dia 23/03, na Casa de Jornalista, na sede do SJPMG, às 18h30. Nessa reunião serão definidas as primeiras ações, o calendário de reuniões e como a comissão vai funcionar.

Participe!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here