sexta-feira , 2 junho 2023

Vereador tenta invadir TV para ameaçar e coagir jornalista

Depois de invadir a Santa Casa de Carmo da Mata, na região oeste de Minas, para mostrar uma suposta desocupação de leitos na pandemia, em um hospital que não atende casos de covid-19, o vereador Diego Spino (PSL) tentou invadir ontem os estúdios da TV Canindés, para ameaçar, coagir e xingar o apresentador do programa Cidade Urgente, o jornalista Eduardo Silva.

A agressão aconteceu enquanto o jornalista relatava, ao vivo, o ocorrido no hospital de Carmo da Mata. Aos gritos e usando termos ofensivos, na portaria da emissora, o vereador ameaçou o jornalista e disse que ele estava proibido de pronunciar seu nome e do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), que estava com Spino na invasão da Santa Casa de Carmo da Mata.

Esse é o terceiro caso de violência contra jornalista registrado somente em março, em Minas Gerais. Infelizmente, esses registros estão se tornando comuns não só no estado, mas em todo o Brasil, aonde a violência contra jornalistas grassa, sem que haja por parte das autoridades nenhuma medida efetiva para combater esse ataque que, também é , um atentado à liberdade de expressão e ao direito à informação. Pelo contrário, o que há, muitas vezes, é um estímulo por parte de alguns parlamentares e chefes de executivo, caso do presidente Jair Bolsonaro, contra a imprensa.

Relatório Anual da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) Sobre Violência Contra Jornalista apontou um aumento de 105% dos casos em 2020, em relação ao ano anterior. Hoje, os Estados Unidos divulgou um documento aonde aponta violação dos direitos humanos e da liberdade de expressão no Brasil e diz que jornalistas têm sido sistematicamente agredidos fisicamente, assediados e mortos no país.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e a FENAJ se solidarizam com o jornalista e com todos profissionais da emissora, repudiam mais essa agressão e cobram medidas efetivas para proteger o trabalhador da notícia. Não é possível que esses casos continuem acontecendo sem que algo de concreto seja feito para barrar esses ataques aos jornalistas e à liberdade de expressão.

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *