Preto Zezé lança livro ‘Das Quadras Para o Mundo’ na Casa do Jornalista nesta quinta 19/11

0
101

Uma das mais importantes lideranças sociais e políticas cearenses, o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, lança nesta quinta-feira 19/11, às 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte), seu segundo livro, “Das Quadras Para o Mundo”. O evento terá bate-papo com o autor, mediação de Patrícia Alencar e comentários do rapper Djonga, além de seção de autógrafos.

No livro, Preto Zezé conta sua trajetória, desde a Comunidade das Quadras, no bairro Aldeota, em Fortaleza, até seus desafios e conquistas como presidente da Cufa. Capacidade empreendedora singular, liderança, ativismo natural e personalidade forte são características que fizeram de Preto Zezé mediador de realidades distintas e distantes, da juventude negra, pobre e marginalizada espalhada em todo o Brasil e, muitas vezes, escondida no cotidiano do preconceito.

“Das Quadras Para o Mundo” tem prefácio de Celso Athayde, CEO da Favela Holding e Fundador da Cufa. Segundo Athayde, o sonho de criar uma instituição de favelas começou a nascer já no seu primeiro contato com Preto Zezé. Atualmente, Preto Zezé é um dos representantes da Cufa Global, uma articulação internacional com participação de 17 países e sede nas Organização das Nações Unidas (ONU).

“Num primeiro contato, recrutei, cooptei e apresentei ao Zezé uma realidade e um olhar diferenciado; contei minha história de vida, que também é parecida com a dele, apresentei-lhe o MV Bill, que se preparava para ser um dos maiores ativistas sociais do país. Preto Zezé era o meu maior e mais qualificado crítico, mas com o tempo percebeu que tínhamos mais semelhanças do que divergências e partiu para cima para somar nossos pontos em comum. Apesar de um olhar sempre crítico sobre a realidade que nos cerca, Zezé está sempre procurando construir pontes. Com certeza essa é sua maior característica”, escreve Athayde no prefácio.

Quem é Preto Zezé

Preto Zezé tem 43 anos. Nasceu em Fortaleza, entre as ruas de terra da favela das Quadras e o asfalto da Aldeota. Filho de pais retirantes, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, é o mais velho de uma família de cinco irmãos. Seu primeiro projeto de empreendedor foi ser lavador de carros nas ruas da cidade; formou-se na cultura dos bailes funks e da pichação. Em 1990 iniciou seu ativismo social na cultura Hip Hop, em particular na música rap. Criou o Movimento Cultura de Rua, como uma rede de jovens das favelas que atuavam pelos direitos civis nas favelas, através de ações culturais e sociais.

Produtor artístico e musical, lançou sete discos, sendo um deles premiado como revelação Norte e Nordeste no maior prêmio de Hip Hop do país, o Prêmio Hutuz. Idealizou o Programa Se Liga: O som do Hip Hop, na TV Verdes Mares, em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC. Como produtor cultural, realiza ações e projetos culturais para construir uma agenda positiva nas favelas. Seu primeiro livro foi “Selva de Pedra: A Fortaleza Noiada”, uma pesquisa oriunda do documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”, de Celso Athayde e MV Bill, sobre o circuito do crack e seus danos sociais.

Em 2004, foi coordenador estadual da Cufa no Ceará e em 2014 tornou-se presidente nacional da entidade. Foi blogueiro do portal G1 e repórter do quadro Vida Real – Talentos da Comunidade, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo. Atualmente, é presidente internacional da Cufa Global, cuja sede fica em Nova Iorque. É empresário e consultor de projetos para empresas e governos na área do desenvolvimento socioeconômico.

Trechos do livro

“A invisibilidade é um local não existente fisicamente. Ela é um sistema de diminuição e dominação  que controla as emoções, inibe sua ousadia e te faz menor que todos. Como você não se sente capaz, é impossível ter uma atitude proativa. Te imobiliza e aí, fisicamente, você some.”

“Não deixe a vergonha, a soberba e arrogância te consumirem. Por outro lado, seja ousado ao comemorar suas conquistas e, se não puder ser o bom o tempo inteiro, procure sempre ser justo. As palavras provocam boas emoções, mas os exemplos arrastam e mudam o mundo.”

SERVIÇO

Bate-papo e lançamento do livro “Das Quadras Para o Mundo”, de Preto Zezé, com mediação de Patrícia Alencar e comentários de Djonga

Data: 19/11/20, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro)

Entrada franca, sujeita às normas sanitárias de combate à pandemia

Preço do livro: R$ 39,90

Assessoria de Imprensa: Aécio Santiago (85) 9-8723-1539 e 9-935-5990

aeciofsantiago@gmail.com

www.editoracene.com.br

(Com informações da Cufa. Crédito da foto: Fernanda Saiury.)

 

[17/11/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here