Especialista em comunicação de campanhas eleitorais, jornalista João Sampaio analisa voto em legenda nas eleições de 2020

0
59

O jornalista e diretor do SJPMG João Sampaio participa de bate-papo ao vivo na internet nesta sexta-feira 18/9, a partir das 20h, no qual falará sobre o voto de legenda nas eleições deste ano. A conversa faz parte do lançamento do livro “Quem é o eleitor conectado: análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, de cujo capítulo “O voto de legenda ainda pulsa” João é autor.

Assista ao programa no YouTube: https://www.youtube.com/c/presencaonline.

O livro foi lançado na terça-feira 15/9 pela Presença Política Publicações e pode ser baixado em PDF gratuitamente no link https://eleitorconectado.com.br/. A organização é de Maíra Moraes, pesquisadora da Universidade de Brasília, e de Gisele Pimenta, com participação dos consultores Marcelo Vitorino, Natália Mendonça e Fernanda Camargos, da Presença Online. Ao todo, são 14 autores.

Especialista em comunicação política e gestão de comunicação de campanhas eleitorais, João Sampaio foi repórter, redator e editor em O Tempo, Hoje em Dia e Revista CNT. Ele explica que o objetivo do livro é orientar as campanhas para que ajustem seus conteúdos aos interesses dos eleitores conectados.

“Na análise que assino, busco traçar o perfil e a tendência do eleitor que escolhe votar na legenda, em vez de indicar um candidato específico”, informa o jornalista.

Ele sustenta que o voto em legenda ganhou relevância nas eleições deste ano, uma vez que as coligações para a disputa proporcional estão proibidas.

“Os partidos tentarão fidelizar os votos de legenda ou vão ignorá-los nas suas estratégias eleitorais, priorizando tão somente a escolha nominal? Essa é a questão que trabalho, com base nos resultados da pesquisa Eleitor Conectado 2020”, explica João Sampaio.

A pesquisa que baliza as análises foi realizada entre os dias 1 e 14/6, com 3.955 entrevistas coletadas via internet em todo o país. O relatório completo da pesquisa pode ser visto aqui: https://eleitorconectado.com.br/edicao-2020/.

 

[16/9/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here