Novo canal Conecta Cabana produz informações para moradores da Cabana do Pai Tomás

1
106

Jovens jornalistas da comunidade Cabana do Pai Tomás, na Zona Oeste de Belo Horizonte, estão produzindo um canal de comunicação voltado para os moradores da região. Nas plataformas Facebook e Instagram, o Conecta Cabana produz lives e podcasts, além de notícias, com ênfase em serviços e promoção dos artistas da comunidade.

Conecta Cabana é uma iniciativa da jornalista Lorrayne Batista, moradora da comunidade, em parceria com o jornalista Hemerson Morais, ex-morador. Ela conta que sempre quis fazer alguma coisa por sua comunidade, e na faculdade descobriu o quê: jornalismo comunitário. Conecta Cabana nasceu no Trabalho de Conclusão de Curso de Lorrayne, que formou em Jornalismo na UNA, em 2018.

No final de 2019, a parceria com Hemerson deu novo impulso ao canal. Ele produz vídeos e ela as reportagens. Juntos discutem a pauta e recebem sugestões da comunidade. O retorno vem tem sido muito bom, segundo Lorrayne.

Com a pandemia e o confinamento, a dupla teve de repensar seu trabalho, já que as gravações na rua ficaram impedidas. Vieram então as lives e os podcasts. Já foram produzidos seis podcasts e para esta segunda-feira 8/6, às 19h, está programada mais uma live, abordando o tema do racismo e tendo como convidada a coordenadora da Coordenação Nacional de Entidades Negras, Cleide Hilda.

“Nosso pauta é principalmente serviço comunitário”, contou Lorrayne, citando um podcast sobre o adiamento do ENEM. Datas comemorativas, como o Dia do Combate à Homofobia e o Dia da Imigração também rendem boas pautas, segundo a jornalista.

Lorrayne e Hemerson procuram manter uma produção diária de notícias e para isso contam com a colaboração dos próprios moradores. Na live da segunda-feira passada, a dupla fez uma apresentação do canal e pediu que os seguidores sugerissem pautas. “Queremos fazer jornalismo comunitário e colaborativo”, explicou Lorrayne.

Conecta Cabana busca também apoio dos comerciantes da região, que tem população de 18 mil moradores e é vizinha dos bairros Vista Alegre, Vila Oeste, Madre Gertrudes e Nova Cintra, entre outros. Lorrayne observa que, em geral, a grande mídia só fala da região quando acontece algum caso de violência ou droga. Conecta Cabana quer mostrar outro lado da comunidade.

“Nosso objetivo é dar voz aos moradores e mostrar que a comunidade tem muitos artistas e produz cultura”, disse a jornalista.

Para acessar o Conecta Cabana no Instagram, clique AQUI.

Para acessar o Conecta Cabana no Facebook, clique AQUI.

[8/6/20]

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here