Novo canal Conecta Cabana produz informações para moradores da Cabana do Pai Tomás

Jovens jornalistas da comunidade Cabana do Pai Tomás, na Zona Oeste de Belo Horizonte, estão produzindo um canal de comunicação voltado para os moradores da região. Nas plataformas Facebook e Instagram, o Conecta Cabana produz lives e podcasts, além de notícias, com ênfase em serviços e promoção dos artistas da comunidade.

Conecta Cabana é uma iniciativa da jornalista Lorrayne Batista, moradora da comunidade, em parceria com o jornalista Hemerson Morais, ex-morador. Ela conta que sempre quis fazer alguma coisa por sua comunidade, e na faculdade descobriu o quê: jornalismo comunitário. Conecta Cabana nasceu no Trabalho de Conclusão de Curso de Lorrayne, que formou em Jornalismo na UNA, em 2018.

No final de 2019, a parceria com Hemerson deu novo impulso ao canal. Ele produz vídeos e ela as reportagens. Juntos discutem a pauta e recebem sugestões da comunidade. O retorno vem tem sido muito bom, segundo Lorrayne.

Com a pandemia e o confinamento, a dupla teve de repensar seu trabalho, já que as gravações na rua ficaram impedidas. Vieram então as lives e os podcasts. Já foram produzidos seis podcasts e para esta segunda-feira 8/6, às 19h, está programada mais uma live, abordando o tema do racismo e tendo como convidada a coordenadora da Coordenação Nacional de Entidades Negras, Cleide Hilda.

“Nosso pauta é principalmente serviço comunitário”, contou Lorrayne, citando um podcast sobre o adiamento do ENEM. Datas comemorativas, como o Dia do Combate à Homofobia e o Dia da Imigração também rendem boas pautas, segundo a jornalista.

Lorrayne e Hemerson procuram manter uma produção diária de notícias e para isso contam com a colaboração dos próprios moradores. Na live da segunda-feira passada, a dupla fez uma apresentação do canal e pediu que os seguidores sugerissem pautas. “Queremos fazer jornalismo comunitário e colaborativo”, explicou Lorrayne.

Conecta Cabana busca também apoio dos comerciantes da região, que tem população de 18 mil moradores e é vizinha dos bairros Vista Alegre, Vila Oeste, Madre Gertrudes e Nova Cintra, entre outros. Lorrayne observa que, em geral, a grande mídia só fala da região quando acontece algum caso de violência ou droga. Conecta Cabana quer mostrar outro lado da comunidade.

“Nosso objetivo é dar voz aos moradores e mostrar que a comunidade tem muitos artistas e produz cultura”, disse a jornalista.

Para acessar o Conecta Cabana no Instagram, clique AQUI.

Para acessar o Conecta Cabana no Facebook, clique AQUI.

[8/6/20]

 

Veja também

Emissoras educativas mineiras migram da Rede Minas para a TV Cultura de SP

Emissoras de televisão educativas de Minas Gerais lideradas pela Associação Mineira de Rádio e Televisão ...

Um comentário

  1. Muito massa e importante pra nós comunidade do grande cabana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *