Frente em Defesa da Soberania Nacional será lançada em BH nesta quinta 12/12

0
49

Iniciativa é itinerante e reúne partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e religiosos.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional será lançada em Belo Horizonte nesta quinta-feira 12/12, data em que a cidade completa 122 anos. De caráter suprapartidário, a iniciativa tem o apoio de 239 deputadas e deputados federais, e 30 senadoras e senadores. O encontro acontecerá no auditório do subsolo do Crea-MG (Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho), às 18h.

“O nosso primeiro compromisso é trazer para a Frente o maior número de parlamentares comprometidos com a causa nacional, em uma perspectiva suprapartidária”, afirma o secretário-geral da Frente e deputado federal Patrus Ananias (PT-MG). “Queremos, com a mais ampliada participação, levar a Frente em Defesa da Soberania Nacional aos estados, regiões, municípios que conformam a nossa grande e querida pátria brasileira.”

Patrus explica que a Frente se compromete com três pilares da soberania: o Estado Democrático de Direito, ancorado na Constituição Cidadã de 1988; a defesa do território e do patrimônio do povo brasileiro; a reconstrução dos direitos que asseguram a vida e as condições para o exercício dos direitos e deveres da cidadania.

De caráter suprapartidário e itinerante, a Frente está sob a presidência da senadora Zenaide Maia (PROS-RN) e tem como presidente de honra o ex-senador Roberto Requião. Ela foi lançada em Brasília, em 4 de setembro, e nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Paraná, além dos municípios mineiros de Montes Claros (Norte) e Capitólio e Passos (Sudoeste de Minas). No dia 12/12 será lançada simultaneamente em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Os lançamentos reúnem, além de parlamentares de diversos partidos, representantes de movimentos sociais, estudantis, religiosos, centrais sindicais, federações e sindicatos; organização Consulta Popular, Frente Brasil Popular, Via Campesina, Frente Povo Sem Medo, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, dentre outros. Esses movimentos têm em comum a luta contra a privatização de empresas públicas, importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e a defesa dos direitos fundamentais.

Em defesa do patrimônio público

Para o lançamento em BH estão sendo convidados os deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, centrais sindicais e sindicatos, movimentos sociais, comunitários e eclesiais. Em cada estado brasileiro em que a Frente é lançada há uma coordenação; em Minas Gerais a coordenadora será a deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG).

“O desmonte das políticas educacionais, culturais e sociais; a entrega indiscriminada do Estado brasileiro aos interesses internacionais; o ataque aos direitos dos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais; da comunidade LGBTI, das mulheres e do povo preto são coerentes com o projeto entreguista desse governo, que não tem compromisso nenhum com a soberania nosso país”, denuncia a deputada.

Ela afirma que essa realidade é parte de uma lógica fascista, de apologia à violência e destruição completa de conquistas do movimento social que são inegociáveis.

“Não podemos permitir que Bolsonaro e suas medidas antipovo e, em grande parte, inconstitucionais, continuem aprofundando a situação de vulnerabilidade de comunidades que, historicamente, estão à margem do acesso aos direitos cidadãos”, acrescenta Áurea Carolina.

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional em Belo Horizonte
Data: 12 de dezembro
Horário: 18h
Local: Crea-MG – Auditório subsolo (Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalsita

[10/12/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here