Luiz Ribeiro e Mardélio Couto ganham o 1º Prêmio Cori-MG de Jornalismo

Os repórteres Luiz Ribeiro (foto), do jornal Estado de Minas, na categoria Texto, e Mardélio Couto, da rádio Band News, ganharam o 1º Prêmio Cori-MG de Jornalismo. Na categoria Estudante, a vencedora foi Keisielen Pinheiro Couto, aluna do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas do Norte de Minas.

O 1º Prêmio Cori-MG de Jornalismo foi realizado pelo Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais. O 2º Prêmio Cori-MG está previsto para 2020. A iniciativa tem como objetivo incentivar a produção jornalística e mostrar o papel dos cartórios de Registro de Imóveis no desenvolvimento dos municípios e da sociedade.

A série de reportagens escrita por Luiz Ribeiro, “País dos sem escrituras” abordou a questão do registro dos imóveis após o rompimento da barragem em Brumadinho, os benefícios gerados pela regularização aos moradores do Vale do Jequitinhonha e do Rio Doce e o curioso caso de Mirabela, no Norte do estado, cuja metade das terras do município foi doada a São Sebastião.

A reportagem de Mardélio Couto, “Tragédia sem fim – 8 meses depois da lama”, traçou um panorama do maior crime de trabalho já registrado na história do país, detalhando os impactos do rompimento da barragem sobre todos os envolvidos direta e indiretamente no episódio.

A reportagem da estudante Keisielen  Couto, “Usucapião: judicial ou extrajudicial”, mostrou como esse processo pode ser feito nos cartórios e as principais dificuldades encontradas pelos advogados na região de Montes Claros.

Os vencedores das categorias Texto e Áudio receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil e a vencedora da categoria Estudante receberá R$ 2,5 mil.

A banca avaliadora foi composta por: Maurício Guilherme, professor do UniBH e pesquisador do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica de Minas Gerais (PCCT); Priscila dos Santos Gomes, coordenadora dos cursos de Gestão, TI e Arquitetura no Unibh; Teresa Goulart, diretora da Goulart Comunicação; Carolina Bernardes, consultora de comunicação do Hermes Pardini.

(Informações do EM e do Cori-MG.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[19/11/19]

 

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *