Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB-MG quer consolidar cooperação técnica com o SJPMG

Consolidar o Termo de Cooperação Técnica e Científica com o SJPMG é prioridade da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB-MG, que toma posse na noite desta segunda-feira 5/8. Entre os objetivos da cooperação estão a realização de debates, seminários e palestras, trocas de informações, produção de publicações e outras atividades para disseminar o conhecimento de leis e jurisprudências que regulamentam a liberdade de expressão.

O presidente e idealizador da comissão da OAB, advogado Humberto Lucchesi de Carvalho, disse que tem quatro projetos para os quais deseja a parceria do SJPMG, daí a necessidade de consolidar o termo de cooperação. Um dos projetos é o simpósio “Múltiplas Vozes, Mútiplas Perspectivas”.

A parceria entre as duas entidades para defender a liberdade de expressão começou a ser discutida em 2016, quando o SJPMG, preocupado com o cerceamento crescente ao trabalho dos jornalistas, procurou a OAB-MG. O objetivo do SJPMG é garantir a liberdade de expressão como valor e como direito num cenário de ataques à liberdade de imprensa e avanços da censura às artes.

Em novembro de 2017, Humberto Lucchesi apresentou ao SJPMG proposta de assinatura de um termo de cooperação técnica e científica (foto). Ele acredita que na nova gestão da entidade, presidida por Raimundo Cândido Júnior, a cooperação ganhará novo impulso. Presidente também do Instituto Brasileiro de Perspectivas em Expressões de Liberdade, o advogado quer colocar à disposição dos jornalistas e da sociedade a ampla literatura que vem reunindo sobre o tema, a partir de ações das quais participou desde 2013.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[5/8/19]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *