Jornalismo brasileiro participa de protocolo de qualidade das notícias

Grupo de veículos jornalísticos adota indicadores de qualidade, indicadores éticos, para aumentar sua credibilidade junto ao público

Por Izabel Leão, no Jornal da USP.

Na sociedade contemporânea atual, é difícil distinguir o jornalismo de alta qualidade de conteúdos promocionais ou até mesmo de notícias falsas. Foi pensando nisso que veículos jornalísticos brasileiros se uniram à empresa americana The Trust Project para combater as notícias falsas, os chamados filtros bolha e os filtros pop-up, visando a investigar como o jornalismo pode se destacar nesse cenário caótico.

Na edição desta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre o Projeto Credibilidade, lançado no dia 8 de maio, um protocolo de qualidade na atividade jornalística, que visa a facilitar a tarefa de encontrar notícias de qualidade tanto pelo público quanto pelas plataformas de distribuição de notícias. “Isso é extremamente importante para o jornalismo sair da sua atual crise”, analisa Lins da Silva.

Clique AQUI para ouvir a coluna Horizontes do Jornalismo.

(Publicado pelo Jornal da USP.)

 

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[16/5/19]

 

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