Como obter o registro profissional de jornalista

2
101

Registro de jornalista é essencial para garantir direitos relativos à profissão.

Por Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O documento deve ser solicitado por meio de agendamento pela internet e o processo de registro é concluído depois, pessoalmente, de modo simples e rápido.

Confira o passo a passo:

1 – Primeiramente, é preciso agendar um horário no Sistema de Atendimento Agendado – SAA colocando o estado e município correspondentes e, em “Tipo de Atendimento”, escolher a opção “Solicitação de Registro Profissional”. Em seguida, o site vai direcionar para a lista de unidades de atendimento do município escolhido com os respectivos endereços, além das datas e horários disponíveis para o agendamento.

Depois de escolher a unidade, local e horário de atendimento, é necessário preencher os dados pessoais. Depois do preenchimento, é gerado um comprovante em PDF com informações referentes ao agendamento, avisos e orientações da próxima etapa.

Caso no primeiro acesso o sistema não aponte datas disponíveis para atendimento, é necessário retornar ao site posteriormente para solicitar o agendamento novamente.

2 – A segunda etapa é acessar o Sistema Informatizado do Registro Profissional – Sirpweb e selecionar “Registro Profissional”, para preencher a solicitação do registro conforme as orientações do próprio saite. Após o preenchimento do formulário pela internet, é gerado o “Requerimento de Registro Profissional”, que deve ser impresso, assinado e apresentado na data do agendamento, junto com os originais e cópias dos seguintes documentos:

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): páginas do número, série e qualificação civil
Documento de Identificação (RG);
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Comprovante de residência;
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome);
Declaração negativa de ilícito penal;
Diploma de conclusão de curso superior, se houver.

3 – Após a entrega pessoalmente no dia do agendamento, a documentação é analisada e o número do registro é emitido na hora. Para imprimir o cartão de registro profissional, basta acessar novamente o Sirpweb e clicar na opção “Emitir Cartão de Registro Profissional”.

(Publicado pelo SJPSP.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[1/4/19]

2 COMMENTS

  1. Sou advogado com pós graduação e trabalho.na área de jornalismo e reportagem investigativa, gostaria de saber sob a possibilidade de me inscrever.

  2. Bom dia!!

    Tentei por diversas vezes o agendamento, e nunca há data. Sempre retorno ao site, um dia antes da data mencionada para abrir vagas, e a mesma já foi prorrogada!

    Aguém tem alguma dica, sobre o que posso fazer, para conseguir meu agendamento. Quando ligo no 158, dizem que não tem data…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here