Sindicato lamenta o falecimento do professor Otávio Dulci

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais lamenta o falecimento do sociólogo e professor Otávio Dulci, ocorrido nesta terça-feira 9/10, de enfarte. O velório será no Funeral House (Avenida Afonso Pena, 2.158, sala 2), a partir das 17h.

“Figura referencial e uma liderança natural, que nunca quis liderar, e uma presença reconfortante, que todos contávamos ter por muito tempo ainda”, nas palavras do colega Bruno Reis, vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Otávio Dulci foi um profundo conhecedor da história das instituições políticas de Minas Gerais, em especial da República Velha.

Fonte esclarecedora permanente dos jornalistas por seus conhecimentos de ciência política, foi também professor de inúmeros profissionais que passaram pelas universidades mineiras. Era um admirador declarado do papel exercido pelo Sindicato e pela Casa do Jornalista de Minas na defesa da democracia ao longo da sua história.

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela UFMG, e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), foi professor da Fafich, onde se aposentou, e professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Realizava pesquisas sobre modelos de desenvolvimento e políticas sociais.

Em palestra recente, no seminário Minas e seus caminhos, em Belo Horizonte, Otávio Dulci chamou atenção para a influência histórica de Minas Gerais na política brasileira, em função do peso da sua bancada no Congresso Nacional e do seu eleitorado. Essa influência pode ser constatada, segundo Dulci, nas eleições presidenciais e nos golpes de 1930, 1964 e 2016. Matéria sobre a palestra, publicada pelo GGN, pode ser lida clicando aqui.

Era casado com a professora Maria Eliza Linhares Borges, aposentada do Departamento de História da Fafich, e irmão do professor Luiz Dulci, ex-secretário-geral da Presidência da República.

(Com informações do saite da UFMG.)

[9/10/18]

Veja também

Sindicato não abrirá nesta sexta 14/12

Por causa das obras de reforma na Casa do Jornalista, o Sindicato não abrirá nesta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *