Américo Antunes lança ‘Do Diamante ao Aço’ na Quixote nesta quinta 23/8

0
34

O jornalista Américo Antunes lança nesta quinta 23/8, a partir das 19h, na Livraria Quixote, seu livro Do Diamante ao Aço. A obra resgata a história da primeira corrida de ferro em alto-forno no Brasil, que, ao contrário do que dizem os paulistas, ocorreu mesmo em Minas, em 1815, em Morro do Pilar. Publicado pela primeira vez em 1999, Do Diamante ao Aço tem nova edição pela Alameda Editorial, revista e ampliada.

O tema do livro é a Real Fábrica de Ferro do Morro do Gaspar Soares, empreendimento de Manoel Ferreira da Câmara Bethencourt e Sá, então Intendente dos Diamantes, cuja trajetória é pouco conhecida dos mineiros, a exemplo de outros empreendedores que marcaram a história do nosso estado.

A primeira corrida de ferro em alto-forno no Brasil é o fio condutor do livro. A façanha do Intendente do Distrito dos Diamantes, metalurgista de profissão, formado nas principais centros de estudos siderúrgicos europeus, começa com autorização obtida do príncipe Dom João, recém-chegado ao Brasil, para implantar a fábrica e substituir o ferro e o aço então importados a preços escorchantes da Europa.

Depois de pelo menos três tentativas, o alto-forno em modelo alemão construído no Morro do Pilar finalmente teve sua primeira corrida de ferro bem-sucedida em outubro de 1815. O Intendente foi recebido em festas com o primeiro carregamento na sede do distrito, o Arraial do Tijuco, hoje Diamantina, como reporta edição de 1816 pesquisada pelo autor do jornal Investigador Português, que circulava em Londres.

A partir das investigações realizadas no Brasil e em Portugal, o jornalista mineiro, ex-presidente do Sindicato e da Fenaj, traz à luz esta pioneira experiência de produção de ferro e resgata a interessante trajetória do Intendente Câmara, cuja personalidade marcante e controversa acabaria por ofuscar o feito da fábrica do Morro do Pilar.

SERVIÇO

Lançamento do livro Do Diamante ao Aço, de Américo Antunes

Data: 23/8/18

Horário: 19 horas

Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, nº 274, Savassi, BH)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[23/8/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here