Sindicato denuncia ameaças de vereador a jornalista em Itabirito

O Sindicato dos Jornalistas vem a público manifestar seu repúdio e pedir a atenção das autoridades diante das ameaças feitas pelo presidente da Câmara Municipal de Itabirito, vereador José Maria Gonçalves Santos (PSD), conhecido como Zé Maria, ao jornalista Marcelo Rebelo, articulista do saite de notícias Impacto Atual.

Insatisfeito com críticas feitas pelo jornalista à sua atuação na Câmara, o vereador ameaçou-o, ao encerrar a sessão do dia 6/11. As ameaças estão gravadas e podem ser ouvidas neste link: http://impactoatual.com.br/itabirito-presidente-da-camara-ameaca-jornalista-eu-te-acho-na-rua-vamos-discutir-de-homem-pra-homem/.

Entre outras coisas, disse o vereador: “A partir de hoje minha paciência esgotou com ele. Não fala mal de mim, não, porque eu sei onde você está, eu te acho na rua, nós vamos discutir de homem pra homem. (…) Sei que hora você pega serviço, onde você guarda seu carro”.

Ameaças assim, se não passarem de bravata, representam uma clara intimidação ao trabalho jornalístico, à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Caso se concretizem, podem incluir Marcelo Rebelo nas escandalosas estatísticas de violência contra jornalistas das quais o Brasil vem se tornando campeão mundial.

Os jornalistas não podem aceitar tais ameaças. O Sindicato exige que elas sejam apuradas. As autoridades não podem se omitir.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

[13/11/17]

 

Veja também

Ministério Público do Trabalho considera ilegal redução de salários no Estado de Minas e na TV Alterosa

O Ministério Público do Trabalho considerou ilegal a redução da jornada dos trabalhadores do Estado ...

2 comentários

  1. Caminho correto.

  2. ROGÉRIO VIEIRA DE CARVALHO

    lLouvo a conduta do SINDICATO DOS JORNALISTAS por aquilo que vem fazendo, alteando sua voz – como deve ser – em prol da LIBERDADE DE IMPRENSA e, por isto, dos PROFISSIONAIS DA IMPRENSA, como o excelente profissional MARCELO REBELO, integrantes que são da categoria profissional representada pelo SINDICATO. Ditadores não crêem no poder de convencimento dos argumentos expostos com o propósito de informar, de divulgar, mas, sim, na força da ameaça…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *