UFMG lança portal para analisar notícias de saúde

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da UFMG lançaram na segunda-feira 14/8, o primeiro portal acadêmico de avaliação de notícias em saúde no Brasil. O saite faz parte do projeto Media Doctor do Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde (Ccates) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Preocupados com a qualidade da informação em saúde oferecida à população brasileira, os pesquisadores adotaram a metodologia Media Doctor, implantada em países como a Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão para analisar as notícias em saúde publicadas em jornais, revistas e portais online.

O projeto é coordenado pelo professor Augusto Guerra, do Departamento de Farmácia Social, financiado pelo Ministério da Saúde, e traz no saite http://www.ccates.org.br/mediadoctor avaliações de reportagens sobre tecnologias em saúde. Para as avaliações, os pesquisadores examinam critérios científicos como indicação: benefícios; segurança; custo; alternativas; novidade tecnológica em saúde e independência da informação.

Além das avaliações por profissionais de saúde, o portal Media Doctor terá o Olhar do Jornalistas, que é a percepção de um profissional da imprensa sobre o conteúdo escrito, observando critérios de noticiabilidade. Já a Bula, servirá aos jornalistas como fonte segura de informações por apresentar definições científicas de doenças, tratamentos e medicamentos.

Outro diferencial do Media Doctor Brasil é que o saite apresentará um monitoramento das avaliações, o Scanner Saúde, uma espécie de raios-X das reportagens avaliadas pelos pesquisadores em que se observa: percentual daquelas que receberam cinco estrelas e temas mais publicados em jornais, revistas e portais de notícia do país.

Informações sobre o Media Doctor: Natália Freitas – (31) 3409-6394 ou 31- 9-9192-6753 – pesquisadora colaboradora do Ccates/UFMG, mestranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica na UFMG; Naiana Amdrade (31) 9-8800-5671 – colaboradora do Ccates/UFMG, especialista em imagens e culturas midiáticas pela UFMG.

(Divulgado pelo Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde, em 14/8/17.)

[17/8/17]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *