Casa do Jornalista realiza assembleia para reforma do seu Estatuto nesta quinta 16/2

0
33

A Casa do Jornalista de Minas realiza nesta quinta-feira 16/2, às 19h, Assembleia Geral Extraordinária para discutir e deliberar sobre a reforma do seu Estatuto. O objetivo é adequar o Estatuto para que a Casa do Jornalista possa atender às demandas atuais da categoria. O edital de convocação da AGE foi publicado no jornal O Tempo do dia 14/2.

“Atualizamos toda a documentação da Casa do Jornalista e ela hoje está com sua existência legal em dia”, informa o presidente da Casa, Mauro Werkema. “Vamos agora atualizar o Estatuto para que ela possa criar e gerir um centro cultural e realizar ações que são próprias dela”, acrescenta.

Embora parte do Sindicato, a Casa se distingue dele, pois tem funções culturais, enquanto o Sindicato tem funções específicas de defesa dos interesses dos jornalistas. Com a reforma, as inúmeras atividades realizadas na Casa, tais como palestras, debates, cursos, lançamentos de livros, espetáculos diversos, seminários, exposições etc., serão disciplinadas. “A Casa já é de fato um centro cultural, mas nós queremos disciplinar isso”, informa Werkema.

Entre as funções previstas no novo Estatuto estão criar e gerir um Memorial dos Jornalistas Mineiros e um Centro de Estudos do Jornalismo. “A publicação do livro sobre os 70 anos do Sindicato e 50 anos da Casa foi o primeiro passo para esse registro histórico”, observa Werkema. “O Centro de Estudos acompanhará a evolução do jornalismo”, acrescenta.

A Casa do Jornalista também ficará apta a elaborar e apresentar projetos culturais para leis de incentivo como proponente. Poderá não só publicar obras de jornalistas, mas também do meio sindical, entre elas livros, revistas, vídeos etc.

A seguir, o edital da AGE.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA – CASA DO JORNALISTA DE MINAS convoca, na forma estatutária, todos os jornalistas associados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada na sede da Casa do Jornalista de Minas, na Av. Álvares Cabral, n° 400, Centro, Belo Horizonte, no dia 16 de fevereiro de 2017, em primeira convocação, às 19h e, em segunda convocação, às 19h30, com qualquer número de presentes, para discussão e deliberação da seguinte ordem do dia: 1) propostas de alterações necessárias no Estatuto da Casa do Jornalista de Minas; 2) outras deliberações consequentes. Belo Horizonte, 13 de fevereiro de 2017. Mauro Guimarães Werkema – Presidente da Casa do Jornalista de Minas.

[15/2/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here