Nitro e Projeto Voz lançam revista A Estrela e começam financiamento do livro ‘Mães do Cárcere’

0
66

A agência Nitro Imagens e o Projeto Voz lançam nesta terça-feira 25/10, às 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro), o segundo número da revista A Estrela e o financiamento coletivo para impressão do livro ‘Mães do Cárcere’. A revista A Estrela é produzida por detentos, com coordenação Projeto Voz. O livro “Mães do Cárcere” revela o cotidiano do Centro de Referência para Gestantes, em Vespasiano, único presídio do Brasil exclusivo para grávidas e lactantes.

O Projeto Voz nasceu com o objetivo de dar voz aos brasileiros que cumprem pena em presídios. O fotógrafo Leo Drumond lembra que, além de privados da liberdade, eles são privados de comunicação, uma vez que tudo que entra e sai da prisão é censurado. A revista A Estrela é produzida exclusivamente por detentos a partir de aulas de jornalismo e fotografia conduzidas por Natália e Leo. A primeira edição saiu em dezembro de 2014 e foi feita por detentos de Itaúna. A segunda foi feita por detentos de São João del-Rei. Outras três edições estão programadas para 2017.

A Estrela nº 2 contém matérias produzidas a partir de pautas propostas por 24 detentos e que mostram a realidade de uma unidade prisional. Entre os assuntos abordados estão o tratamento preconceituoso de parcela da imprensa à população negra e pobre. Numa interessante inversão de papéis, um dos detentos fez uma longa entrevista com o juiz que o condenou. A revista tem 32 páginas de histórias e imagens que só quem está dentro do sistema carcerário é capaz de contar.

“Mães do Cárcere” começou como reportagem, mas logo os autores perceberam que tinham conteúdo para um livro. Durante todo o ano de 2014, Leo Drumond e a jornalista Natália Martino visitaram semanalmente a unidade prisional. Entrevistaram as internas, fotografaram seu dia a dia, acompanharam partos, aniversários, despedidas, audiências judiciais, dias de visita. Estudaram a situação das gestantes grávidas em outras regiões do país e a Lei de Execuções Penais.

O resultado desse minucioso processo de investigação deu origem ao livro “Mães do Cárcere”, cuja impressão será objeto de financiamento coletivo na plataforma Catarse entre os dias 25 de outubro e 25 de dezembro. A intenção é lançar o livro no Dia das Mães de 2017.

SERVIÇO

Lançamento do Projeto Voz

Data: 25/10/16, terça-feira

Horário: 19h

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

Entrada gratuita

(Na foto, cenas na unidade que abriga mulheres gravidas e mães com crianças de ate um ano, em Vespasiano. Crédito da foto: Leo Drumond / Nitro.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here